Fonte: Autoesporte / Fotos: Divulgação
O Renault Megane E-Tech finalmente chega ao Brasil. Prometido inicialmente para o ano passado, o crossover elétrico será importado da França em versão única de acabamento por quase R$ 280 mil. O modelo fica na faixa entre os concorrentes BYD Yuan Plus e o Volvo C40. A pré-venda já está aberta e o primeiro lote terá 300 unidades. Os 100 primeiros compradores ainda vão ganhar um wallbox de presente.
Como é o Renault Megane E-Tech?
Com porte de SUV compacto, o Megane possui 4,20 metros de comprimento, 1,51 m de altura, 1,76 m de largura e distância entre-eixos de 2,68 m. Para efeito de comparação, o Captur tem 4,38 metros de comprimento, 1,68 m de altura, 1,81 m de largura e os mesmos 2,68 metros de entre-eixos. Além disso, é maior que um Jeep Renegade, mas menor que um Toyota Corolla Cross, por exemplo.
O design moderno foge de tudo que a marca comercializa no Brasil atualmente. Ao contrário do que normalmente acontece na indústria, o Megane E-Tech é praticamente idêntico ao carro-conceito no qual foi baseado — o eVision, revelado mundialmente em 2020. A dianteira tem faróis que parecem “escorrer” para a parte inferior do para-choque, com as luzes de iluminação diurna em LED justamente nesta área. Nas laterais, as maçanetas dianteiras ficam embutidas na carroceria, como em alguns modelos de Jaguar e Land Rover, e “saltam” assim que as portas são destravadas. Nas portas traseiras, elas ficam ocultas nas colunas. Atrás, as lanternas horizontais inteiriças não repetem a ousadia presente em outros ângulos do carro. O Megane E-Tech é o primeiro modelo da fabricante a vir com o novo logotipo Nouvel R, que logo estará nos próximos lançamentos da Renault.
A cabine exibe um acabamento bastante esmerado. O painel tem material de aspecto emborrachado e até faixas de Alcantara no console. Há vários apliques em tecidos produzidos a partir de materiais reciclados, inclusive no revestimento dos bancos. O visual moderno é reforçado pelo painel digital com tela de 12,3 polegadas e mostradores com grafismos futuristas. Já a tela da central multimídia tem nove polegadas e, apesar de ter uma interface bastante intuitiva, não enche os olhos como a tela de 12 polegadas disponível como opcional na Europa, mas que não está nas unidades importadas para cá.
O Megane E-Tech entrega 220 cv e 30,6 kgfm de torque instantâneo. A marca diz que o carro acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 160 km/h. A bateria de 60 kWh tem apenas 11 centímetros de espessura e um sistema de resfriamento líquido que controla a gestão de energia perdida pelas baterias e o motor. Na prática, isso melhora a eficiência energética do veículo, de acordo com a Renault. A autonomia declarada é de 337 km pelo ciclo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). A fabricante divulga apenas o tempo de recarga de 15% a 80%, estimado em 36 minutos em um carregador de 130 kW e uma hora e 50 minutos no wallbox de 22 kW.
O crossover é o primeiro modelo da Renault vendido no Brasil com um pacote de assistências à condução, que inclui itens como controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência e leitura de placas de trânsito. Apesar de estar à venda em toda a rede autorizada, apenas 44 concessionárias estão capacitadas a realizar a manutenção na gama E-Tech em todo o país — a meta é ampliar esse número para 50 pontos ainda neste ano.