Quadra poliesportiva da escola João Wagner será reinaugurada neste sábado

26/09/2024
(Fotos: Divulgação)

(Fotos: Divulgação)

No próximo sábado (28), às 9h, acontece a reinauguração da quadra poliesportiva da escola estadual João Wagner, em Morro Reuter, marcando um momento significativo para a educação e o desenvolvimento comunitário da região.

Com investimento aproximado de R$ 500 mil, a requalificação da quadra e a acessibilidade aos banheiros, iniciadas em maio, foram viabilizadas pelo compromisso conjunto das comunidades escolar e local, da VEJA, primeira marca parceira certificada no Brasil, e da responsável pela produção dos tênis infantis da marca, a Indústria de Calçados Wirth – primeira fábrica certificada no Brasil e primeira fábrica calçadista certificada no mundo pelo Fair Trade USA com o Fair Trade Certified.

Esse espaço, que há décadas espera pelo projeto de cobertura, oferecerá a partir de agora um local adequado para atividades físicas e recreativas a cerca de 400 estudantes. A reforma incluiu a cobertura, colocação e pintura de piso, colocação de redes, sistema de escoamento pluvial e instalação elétrica. Devido à parceria de verbas recebidas, foi possível ainda a reforma dos banheiros com acessibilidade na escola, que é a única de ensino médio no município.

O evento de reinauguração será aberto ao público e terá a presença de autoridades locais, representantes da escola, das empresas VEJA e Wirth, além de pessoas da comunidade escolar e moradores do município – que também poderão frequentar a quadra. A programação inclui atividades lúdicas, apresentações artísticas, práticas esportivas e um almoço festivo.

 

SAIBA MAIS

O principal pilar que sustenta a VEJA é o comércio justo – por meio de regras transparentes e justas, que visam valorizar a trabalhadora e o trabalhador, aumentando o bem-estar econômico e social de todos os envolvidos em suas cadeias produtivas – a da borracha nativa da Amazônia, a do algodão agroecológico, a do couro gaúcho e a mais recente, a do PET, que utiliza garrafas plásticas pós-consumo para obter poliéster reciclado, dispensando o consumo de água no processo. A prática do comércio justo usa materiais alternativos, busca por componentes naturais e não derivados do petróleo, reutiliza materiais reciclados no processo e conformidade ambiental das fábricas e parceiros.

Para uma fábrica ser certificada deve atender a mais de cem critérios de conformidade relacionados a desenvolvimento e responsabilidade social, ambiental e capacitação dos funcionários. Essa certificação permite que as empresas destinem recursos ao Fundo de Desenvolvimento Comunitário, gerido pelo Comitê de Comércio Justo, composto por trabalhadores locais, que decidem de forma colaborativa como aplicar os recursos em projetos que melhorem suas vidas, atendam às necessidades da comunidade e contribuam para a preservação do ambiente local. A cada produto certificado de comércio justo vendido, a empresa certificada paga um prêmio para esse fundo.

Desde a implementação da certificação, a VEJA já direcionou mais de 368 mil euros em prêmios de comércio justo às filiais da Wirth em Morro Reuter e Santa Maria do Herval. Esses recursos têm sido aplicados em projetos que beneficiam não apenas os trabalhadores e suas famílias, mas também as comunidades locais, como é o caso da cobertura e reforma da quadra da escola João Wagner.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela