Fonte: SES / Fotos: Alina Souza - SES/RS
Com a presença de servidores do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), de parceiros e de doadores de sangue, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) realizou na segunda-feira (25) a entrega dos certificados de reconhecimento aos parceiros que contribuíram para ampliar o acesso à doação voluntária no Rio Grande do Sul. Foram entregues dez certificados a entidades que auxiliaram o Estado a ampliar os estoques de sangue disponíveis para a população.
“É uma homenagem que prestamos a quem contribui com esse gesto de amor, que é a doação de sangue”, destacou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, ao reforçar que a rede de doação de sangue depende da solidariedade dos doadores e da dedicação dos servidores dos hemocentros. Aproveitando a presença dos secretários municipais de Portão e Estância Velha na solenidade, a secretária Arita anunciou o começo das tratativas para que os dois municípios se somem à rede de apoio com a criação de pontos fixos de doação de sangue.
A diretora do Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados, Kátia Brodt, salientou o esforço da gestão estadual para ampliar a rede de apoio aos hemocentros no RS, diminuindo distâncias e facilitando a doação. A ampliação conta com a criação de 11 pontos fixos de coleta, que aumentaram para 35 o número de municípios com coleta de sangue em auxílio ao Hemorgs (Porto Alegre), ao Hemopasso (Passo Fundo), ao Hemopel (Pelotas) e ao Hemosm (Santa Maria).
Homenageados
Hospital Lauro Réus, de Campo Bom
Doadores de Sangue de Dois Irmãos
Secretaria Municipal da Saúde de Dois Irmãos
Hospital Getúlio Vargas, de Estância Velha
Secretaria Municipal de Saúde de Estância Velha
Amor nas Veias, de Guaíba
Hospital Nelson Cornetet, de Guaíba
Secretaria Municipal de Saúde de Portão
Caravana Salvando Vidas, de Sapiranga
Hospital de Sapiranga
Ampliação do acesso
A Secretaria Estadual da Saúde, através dos hemocentros, tem realizado um conjunto de ações que visa ampliar o acesso à doação de sangue, diminuindo as distâncias percorridas pelos doadores. A ampliação do acesso à doação de sangue é realizada através da estruturação da Rede de Apoio à Doação de Sangue, que conta com o apoio dos municípios e hospitais para viabilizar suas ações.
A Rede de Apoio à Doação de Sangue se caracteriza pela cooperação entre o hemocentro e secretaria municipal de Saúde e/ou hospital para a disponibilização de estrutura física fixa, mobiliário e recursos humanos para a realização de doações de sangue regulares, no mínimo uma vez por mês. Se não houver local para estrutura física fixa, é utilizada uma unidade móvel para as doações, com frequência mínima de uma vez por ano.