(Foto: Divulgação / PMDI)
Na última segunda-feira (24), a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Heda Alves Nienow, do bairro São João, sediou um evento educativo em parceria com as unidades Clarice Maria Arandt (Beira Rio), Jardim da Alegria (Travessão) e Dr. Mário Sperb (Travessão Rübenich). O objetivo foi proporcionar uma formação para os professores, enfocando a Lei 10.639/03 e suas implicações no contexto escolar.
A Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, foi o ponto central das discussões. O evento visou promover a reflexão sobre a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira, buscando integrar esses conteúdos de maneira relevante ao currículo escolar. A formação contou com a participação do grupo Aruanda, da Universidade Feevale (Novo Hamburgo).
– O grupo trouxe contribuições valiosas para direcionar as práticas educacionais dentro de uma perspectiva afrocentrada, estimulando os educadores a integrarem novas abordagens e conteúdos que ampliem a compreensão e valorização da cultura afro-brasileira entre os alunos – destacou a nota divulgada pela Secretaria de Educação.