Atleta vence o câncer, realiza sonho de ser mãe e volta a competir

27/07/2023
Ranny conquistou duas premiações no Campeonato Gaúcho de Fisiculturismo e Fitness 2023. Ao lado, com o esposo Erni e o filho Joaquim

Ranny conquistou duas premiações no Campeonato Gaúcho de Fisiculturismo e Fitness 2023. Ao lado, com o esposo Erni e o filho Joaquim

Natural de Teresina, no Piauí, Rannyele Castro Silva, de 35 anos, é atleta de fisiculturismo desde 2015. Acometida por um câncer em 2019, ela precisou se afastar das competições para cuidar da saúde. Hoje, curada, Ranny comemora o retorno aos palcos e também celebra a vida ao lado do filho, o pequeno Joaquim, de 2 anos. “Meu maior sonho era ser mãe”, conta. 

O retorno aos palcos ocorreu no último dia 18 de junho, no Campeonato Gaúcho de Fisiculturismo e Fitness 2023, da Federação de Bodybuilding e Fitness do Rio Grande do Sul (IFBB-RS), que ocorreu no Salão de Atos da PUCRS, em Porto Alegre. Ranny ficou em 2º lugar na categoria Bikini Fitness Master (acima de 35 anos) e em 3º lugar na categoria Sênior 166cm. A competição marcou a estreia dela no Rio Grande do Sul.

 

Destaque na modalidade

Ranny interessou-se pelo fisiculturismo durante a faculdade de Educação Física e passou a acompanhar competições. Na época, já praticava musculação, mas com o objetivo de desenvolver musculatura. “Sempre fui muito magra, a ponto de ouvir piada das pessoas, e comecei a praticar musculação para ter um corpo mais definido”, conta.

Graduada pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA), a atleta começou a competir depois que finalizou o curso de Educação Física. Entre 2015 e 2018, disputou nove competições, entre estaduais, nacionais e internacionais. Conquistou três vezes o Top 1, quatro vezes o Top 2 e uma vez o Top 3. “Eu me dedicava muito, era algo novo e eu fazia tudo 110%”, lembra ela, que disputou campeonatos no Piauí, Ceará e Goiânia.

Durante três anos, a atleta dedicou-se incansavelmente às preparações para as competições. Na época, utilizada termogênicos e esteróides para ajudar na busca por resultados. “Tinha muitos patrocinadores, me sentia na obrigação de mostrar resultado”, diz ela, assumindo que, aos poucos, começou a sentir-se cansada da rotina intensa de treinos e do uso de substâncias estimulantes. O momento derradeiro foi a preparação para o Campeonato Brasileiro de 2018. “Me preparei, mas não classifiquei para as finais. Estava muito cansada de tudo”, diz ela, contando que também não estava contente com o seu físico. “Gosto de um corpo magro, definido, mas singelo, slim, e eu não estava assim naquele momento”, comenta.

 

Vinda para Dois Irmãos e diagnóstico

Ranny veio para Dois Irmãos ainda em 2018, após conhecer o esposo, Erni Postai. Naquele mesmo ano, começou a trabalhar como personal trainer na Academia Vidativa.

No ano seguinte, durante a realização de exames de rotina, ela foi diagnosticada com câncer de colo uterino. “Não me assustei com o diagnóstico, porque a médica logo disse que tinha altas chances de cura; mas me desesperei ao ouvir que precisaria esperar três anos para engravidar, sendo que o meu maior sonho era ser mãe”, conta Ranny, que prontamente realizou a cirurgia para remoção do tumor e se recuperou da doença.

Ranny relutou, mas, com o passar dos meses, aceitou a orientação médica. Voltou a treinar para competir, mas no ano seguinte, 2020, veio a surpresa: ela estava grávida. “Fiz um teste de farmácia, mas tinha a plena certeza de que não estava grávida. E o teste deu positivo. Fiquei anestesiada, radiante”, diz ela, que se tornou mãe no dia 25 de junho de 2021. Com 33 semanas, vinha ao mundo o Joaquim.

Prematuro, Joaquim ficou 18 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi acompanhado de pertinho pela mãe, que renasceu. Naquela época, Ranny ainda apresentava sinais de depressão e ansiedade, e foi após o nascimento do filho que ela buscou a ajuda de psicólogo, psiquiatra e neuropsicólogo. “Quando a gente se torna mãe, a gente quer ser uma mãe perfeita, uma profissional perfeita; quer ser exemplo para o teu filho, e foi esse sentimento que me motivou a buscar ajuda”, conta ela, emocionada.

 

Retorno aos treinos e competições

Em março deste ano, Ranny voltou a treinar, determinada a voltar para os palcos. Em abril, passou a ser acompanhada pelo treinador Elias Almada, de Xangri-lá. Com protocolo de treino, iniciou a preparação para o Campeonato Gaúcho de Fisiculturismo e Fitness 2023, que ocorreu em junho. “Vi o cartaz do estadual por acaso e comentei com o Elias, foi quando ele falou que fez o protocolo de treino para essa competição. Falou que daria tempo e que eu tinha maturidade para isso. Fiquei apavorada, meti a cara e fui fazer tudo do jeito que ele mandou”, conta.

Assistida de perto pelo esposo Erni e pelo filho Joaquim, que estavam na plateia, Ranny subiu ao palco para a primeira competição após anos afastada. “Competi 100% natural, sem nada de termogênico e anabolizantes. Estava feliz com tudo o que estava acontecendo, cada treino de cardio, ensaio de pose. Meu cabelo estava natural, era eu. Foi tudo como eu imaginava. Ser atleta é isso, não é o que eu vivi antes”, comenta, contando que respeitou os limites do seu corpo. “Fiz tudo dentro das minhas condições físicas e psicológicas, respeitando meu corpo e a minha mente”, diz ela, destacando que usou apenas vitaminas e minerais.

Ranny também destacou o apoio dos colegas de trabalho e alunos. “O pessoal da academia me apóia demais”, diz ela, contando que muitos ajudaram na Ação Entre Amigos promovida para auxiliar nos gastos da competição. O prêmio foi um mês de musculação, doado pela academia.

 

(Fotos: Dênis Affonso de Barros)


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela