(Foto: Arquivo JDI)
Compartilhados pela Polícia Civil, dados demonstram que julho é o mês com o menor número de registros de ocorrências por violência doméstica contra a mulher na delegacia de Dois Irmãos. Foram dez casos denunciados entre os dias 1º e 30 de julho, sendo nove ocorridos em Dois Irmãos e um em Santa Maria do Herval.
Entre os casos de Dois Irmãos, estão violência psicológica (3) e ameaça (5). Também houve um registro por descumprimento de medida protetiva. Eles ocorreram nos bairros Navegantes, Moinho Velho (3), São João (3), Travessão e União. As vítimas têm entre 19 e 57 anos de idade e os agressores, entre 24 e 57 anos. Cinco mulheres solicitaram medida protetiva de urgência, três não quiseram e uma já tinha.
No caso de Santa Maria do Herval, uma mulher de 31 anos denunciou o agressor, de 33, por violência psicológica e também solicitou medida protetiva.
Janeiro a julho
Entre 1º de janeiro e 30 de julho de 2024, a delegacia de Dois Irmãos recebeu 92 denúncias de violência doméstica contra a mulher. Destes, 81 casos ocorreram em Dois Irmãos. Segundo a polícia, 57 mulheres solicitaram medida, 18 não quiseram e seis já tinham.
Segundo os dados da polícia, nestes sete primeiros meses de 2024 ocorreram 29 registros por violência psicológica, 20 por ameaça, 11 por lesão corporal, dez por vias de fato, sete por descumprimento de medida protetiva, três por perseguição e um caracterizado como outros crimes. O mês com o maior número de denúncias em 2024 foi junho, com 16 registros.
Em Morro Reuter, foram oito casos denunciados: violência psicológica (5), ameaça (2) e lesão corporal. Cinco vítimas solicitaram medida protetiva e três não quiseram. Os outros três ocorreram em Santa Maria do Herval, por violência psicológica (2) e perseguição. Todas as mulheres solicitaram a medida protetiva.