Fabrício Carpinejar é eleito patrono da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre

27/09/2021
Fonte: G1 RS

Fonte: G1 RS

A Feira do Livro de Porto Alegre volta às ruas do Centro da Capital em 2021. Após um ano em formato online, em razão da pandemia de Covid-19, o evento ocorre novamente na Praça da Alfândega, em modelo híbrido. Em evento online na manhã desta segunda-feira (27), também foi anunciado o patrono escolhido para essa edição, o escritor Fabrício Carpinejar.

Segundo a Câmara Rio-Grandense do Livro, 56 associados estarão com barracas com as tradicionais dicas de leitura, descontos e saldos. A 67ª edição também promoverá 36 encontros em lives transmitidas, entre 18h e 19h30, de um estúdio criado no Memorial do Rio Grande do Sul. O Pavilhão de Autógrafos individuais também está de volta, ao ar livre, em sessões reduzidas e espaçadas, que somam 360 ao longo da Feira. Com o tema “Para ler um novo mundo”, a Feira ocorre dos dias 29 de outubro a 15 de novembro. Mais detalhes da programação serão divulgados no site (https://feiradolivro-poa.com.br/).

 

Patrono

Fabrício Carpinejar assume o posto do escritor Jeferson Tenório, que enfrentou os desafios da única Feira totalmente online, em razão da pandemia. Tenório foi o primeiro patrono negro, e o mais jovem a ser escolhido, aos 43 anos. “A minha experiência enquanto patrono no ano passado foi muito importante, gratificante. A feira se mostrou muito forte, muito inovadora, conseguiu fazer uma programação toda online, com discussões incríveis”, diz Jeferson.

Fabrício Carpinejar é jornalista com experiência em programas de rádio e TV, ator interpretando suas crônicas, palestrante e escritor premiado. Tem três milhões de seguidores nas redes sociais. Ele é filho da poeta Maria Carpi, patrona da Feira do Livro de 2018. “Uma alegria gigantesca. 67 [o número de edições], não vai sair mais da minha vida. É um sonho da minha vida porque desde pequeno o patronato da Feira do Livro sempre foi um exemplo de dedicação, de afeto, de carinho. Eu ter sido antecedido pelo Jeferson, me dá mais alegria ainda. Eu lembro que quando eu era pequeno, a gente sempre esperava o anúncio do patrono. Minha mãe me ensinou a ler e escrever em casa, e ela dizia como uma referência: ‘escreva, leia, porque um dia você pode ser patrono’”.

O comunicador escreve crônicas semanais para o jornal O Tempo e é comentarista do programa “Encontro Com Fátima Bernardes”, da Rede Globo. Com 47 livros publicados, e mais de 20 prêmios literários, entre eles duas vezes o Prêmio Jabuti, Fabrício Carpinejar é um dos escritores contemporâneos brasileiros mais reconhecidos do país. As obras transitam entre diversos gêneros como poesia, crônicas, infanto-juvenis e reportagens.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela