Cristo Protetor de Encantado ganha coração; veja como será o mirante

27/10/2021
Fonte: GZH

Fonte: GZH

De braços abertos sobre o Vale do Taquari, a estátua do Cristo Protetor de Encantado agora tem um coração. A cavidade esculpida no peito do monumento dará lugar a um mirante com acesso por elevador. Ali, será instalada uma vidraça de quatro metros de comprimento por 3,3 metros de largura, com vista para toda a região.

Por trás das mais de mil toneladas de ferro, concreto e vigas metálicas, está uma mobilização comunitária incomum, movida pela fé, por um histórico de união e pela busca de saídas para a crise. A construção é realizada a partir de doações privadas e do esforço de um grupo de moradores. A obra começou em julho de 2019 e deve ser inaugurada em 2022.

— Estamos na expectativa de concluir a estátua em janeiro e de finalizar a infraestrutura de acesso até o fim do primeiro semestre do ano que vem. Atrasou um pouco por causa da chuva, mas não temos do que reclamar — diz o empresário Rafael Fontana, integrante da Associação Amigos do Cristo de Encantado, entidade sem fins lucrativos criada para viabilizar o projeto.

Além do apoio de doadores, a entidade vem conseguindo recursos para os trabalhos a partir da visitação pública ao local, aos sábados, domingos e feriados. A cada final de semana, são cerca de mil visitantes, de todos cantos do país e até de outros lugares no mundo. Cada adulto contribui com R$ 20.

O Cristo fica em uma área arborizada no topo do Morro das Antenas, a 418 metros de altitude. Tem 43,5 metros de altura e 39 de envergadura (de uma mão à outra) e é esculpido pelo artista cearense Markus Moura. O custo estimado da estátua é de R$ 3 milhões — nenhum centavo em recursos públicos.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela