Pe. Alexsandro analisa chegada do novo bispo à Diocese de Novo Hamburgo

28/01/2022
“Penso ser um homem maduro, firme nas suas colocações”, diz o pároco

“Penso ser um homem maduro, firme nas suas colocações”, diz o pároco

Na última semana, a Diocese de Novo Hamburgo conheceu seu novo bispo. Dom João Francisco Salm, 69 anos, assume o lugar de Dom Zeno Hastenteufel, agora bispo emérito, que completou 75 anos em junho do ano passado e, pelo Código do Direito Canônico, teve que apresentar seu renúncia ao Papa Francisco.

Dom João estava à frente da Diocese de Tubarão, em Santa Catarina, e preside a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A posse oficial deve acontecer no dia 27 de março, às 15h, na Catedral São Luiz. Em entrevista coletiva, no último dia 20, o novo bispo afirmou que vem com ‘espírito de irmão’.

– Sei que o bispo é esperado como pai, mas eu quero ser muito fraterno, dentro daquele espírito tão bonito de Igreja, de nos sentirmos todos, pelo batismo, iguais diante de Deus. Temos diferenças nas nossas missões, na nossa função, que cada um deve assumir com responsabilidade, mas sabendo que nós somos, diante de Deus, igualmente filhos e filhas que ele ama com amor radical – declarou Dom João.

A Diocese de Novo Hamburgo abrange paróquias de 21 municípios na região, entre eles Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval. A redação do JDI conversou com o Pe. Alexsandro Lemos da Silva, pároco da Comunidade Católica de Dois Irmãos, para saber o que ele pensa da escolha e o que o novo bispo pode esperar da Paróquia São Miguel. Confira:

 

O senhor já conhecia o novo bispo ou teve algum contato anterior?

Pe. Alexsandro – Não tive contato e nem o conhecia antes da nomeação feita no dia 19 de janeiro. Sua nomeação surpreendeu, pois era um nome do qual não se havia pensado, sabíamos que seria de Santa Catarina ou Paraná, isto Dom Zeno nos tinha adiantado. A relação de conhecimento será mutua, uma vez que ele também, pouco ou quase nada, conhece de nossa Diocese e de nós padres.

 

Quais são suas primeiras impressões sobre Dom João?

Pe. Alexsandro – Não tive contato ainda com Dom João, assisti pelas mídias digitais sua entrevista coletiva. Penso, as primeiras impressões, ser um homem maduro, firme nas suas colocações, bem como em sua postura episcopal (como bispo). Tem experiência pastoral e administrativa e vinha conduzindo muito bem a Diocese de Tubarão (SC). 

 

O que Dom João pode esperar e como vai encontrar a Paróquia São Miguel?

Pe. Alexsandro – Encontrará uma Paróquia com ardor pastoral. A Paróquia de Dois Irmãos ainda é sem dúvida uma das Paróquias de nossa Diocese com maior participação nas celebrações das comunidades e nas pastorais, movimentos e serviços. Os fieis desta Paróquia ainda têm uma fineza de consciência em relação a Igreja, e muitos(as) ainda colaboram com a Igreja em suas necessidades de coração generoso; isto é uma riqueza nos dias de hoje.

 

Existe previsão de uma visita do bispo a Dois Irmãos?

Pe. Alexsandro – Não temos nada previsto ainda. Dom João tomará posse canônica no final do mês de março. Muito provável que depois de sua posse se organizará para visitar as paróquias e os padres.

 

Qual é a importância da sua chegada para a Comunidade Católica?

Pe. Alexsandro – Na doutrina Católica, não existe Igreja (diocese = conjunto de paróquia) sem Bispo. O bispo é a unidade visível de uma Igreja Particular, que chamamos Diocese, em relação a sua catolicidade, sua pertença a Igreja Universal. O bispo é uma característica indispensável de nossa Igreja: a apostolicidade. Ou melhor, a sucessão apostólica: o bispo é sucessor dos apóstolos, de um dos onze apóstolos (Tiago Maior, João, André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago Menor, Judas Tadeu, Simão Zelotes, Matias). São onze, pois o sucessor de Pedro é o Papa.


Dom João Francisco Salm

*

 

Municípios da Diocese

Araricá

Campo Bom

Canela

Dois Irmãos

Estância Velha

Gramado

Igrejinha

Ivoti

Morro Reuter

Nova Hartz

Nova Petrópolis

Novo Hamburgo

Parobé

Picada Café

Riozinho

Rolante

Santa Maria do Herval

São Leopoldo

Sapiranga

Taquara

Três Coroas

 

(Fotos: Divulgação)

 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela