(Foto: Polícia Civil)
Na manhã desta terça-feira (28), um homem de 57 anos foi preso por posse irregular de arma de fogo, após ser flagrado com dois revólveres e diversas munições na sua residência, no bairro Portal da Serra, em Dois Irmãos. O flagrante ocorreu durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão realizado pela delegacia local, em ação coordenada pelo delegado Felipe Borba.
De acordo com o delegado, a polícia recebeu a informação de que havia a possibilidade de existência de arma de fogo na casa do suspeito durante o registro de uma ocorrência por ameaça, o que motivou a solicitação do mandado de busca e apreensão ao Poder Judiciário, que prontamente expediu o pedido. Ao ingressar no local, os policiais confirmaram a informação. Na casa, eles localizaram um revólver calibre 32 e outro calibre 38. “O indivíduo foi preso em flagrante em razão de não possuir qualquer documentação que respaldasse a posse do revólver calibre 32 encontrado, diferentemente do revólver calibre 38, para o qual detinha registro, embora vencido”, comentou. “Informalmente, ele alegou que a arma teria sido dada como forma de pagamento de uma dívida, o que, ainda que fosse verdade, não teria a capacidade de desconfigurar o caráter criminoso do fato”, completou o delegado.
O flagrante foi registrado na delegacia de Dois Irmãos e o homem acabou liberado após pagar fiança de R$ 2 mil, arbitrada pelo delegado Borba. “No caso de hoje, o sujeito não tinha nenhum antecedente, e não há nenhum indício de que se dedique a qualquer atividade criminosa. Entretanto, a partir de agora, restará com esse registro em sua ficha criminal”, finalizou.
Alerta
A polícia chama a atenção daqueles que têm arma sem registro, e reforça sobre as consequências. “É importante que qualquer pessoa que tenha alguma arma de fogo, sem o devido registro, ou seja, de maneira irregular, que comunique a Delegacia de Polícia e, sendo o caso, uma equipe pode ir até o local e recolher o armamento, evitando que o fato redunde em uma autuação em flagrante, maculando os antecedentes de quem esteja na posse da arma de fogo”, enfatizou o delegado. “Sabemos que muitas vezes, por herança, por pagamento de dívida ou outras razões, quem nem deseja ter uma arma de fogo em casa acaba não tomando providências no sentido de regularizar a situação, e a legislação é clara, não havendo espaço para argumentações quando os órgãos policiais flagram estas hipóteses”, disse Borba, também reforçando o pedido para que as pessoas denunciem caso saibam de alguém que tenha armas sem autorização.
Falsa sensação de segurança
Diante da situação, o delegado também esclarece que a posse de arma de fogo pode provocar uma falsa sensação de segurança. “Nossa experiência revela que não raras vezes uma casa ou uma pessoa acaba sendo alvo de furto ou de roubo justamente em virtude de os criminosos terem conhecimento de que tal pessoa detém uma arma, ou seja, a existência de armamento, em vez de repelir, acaba por atrair crimes patrimoniais”, alerta.
Denúncias
Qualquer informação pode ser repassada para a Delegacia de Dois Irmãos pelo telefone (51) 3564-1190 ou pelo WhatsApp (51) 98543-7318, garantindo-se o sigilo.