Dados de sexta-feira (25)
A Secretaria da Saúde de Dois Irmãos informou na sexta-feira (25) que o município tem 623 casos de dengue confirmados até o momento. Ao todo, são 1.5.94 notificações, 766 testes em análise e 88 com resultados negativos. Dois moradores estão internados.
A Vigilância em Saúde reforça a necessidade de cada morador fazer sua parte para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e pede a colaboração da comunidade para as vistorias em pátios e residências.
– Tivemos casos de munícipes que se recusaram a receber os agentes ou que se recusaram a deixar os mesmos entrarem no pátio para verificar a presença de focos. Houve até um caso em que na casa havia um doente de dengue e os servidores da prefeitura tiveram que apelar à polícia para entrar e verificar o terreno, pois foram barrados – diz o biólogo Fernando Goulart Timm, coordenador da vigilância em saúde ambiental.
Na maioria dos casos, a verificação do terreno é simples e pode ser feita em 5 minutos.
– É importante salientar que conforme a ciência e as informações do Ministério da Saúde, o mosquito está adaptado ao ambiente que encontra em volta da casa e não se cria em arroios e outros corpos de água naturais. Recomendamos que as pessoas verifiquem seu quintal duas vezes por semana para evitar que o mosquito se crie; para isso a maioria das pessoas irá gastar 10 minutos em cada semana que tem cerca der 10.000 minutos – conclui Fernando.
Os locais onde são encontrados mais frequentes focos de reprodução de mosquitos são: cisternas, bombonas e baldes de coleta de água da chuva, piscinas não tratadas com cloro, vasinhos, pratinhos, ralos externos que acumulam água, lonas que ficam expostas, lixos e entulhos, pneus e bromélias. Também é importante ter cuidado com as calhas tortas e/ou entupidas ou banheiros desativados e pouco usados. Em caso de dúvidas, os munícipes devem entrar em contato com a Vigilância em Saúde pelo telefone (51) 3564-8871.