Érique e Ezequiel (com a moção nas mãos) com colegas e vereadores
Na noite desta segunda-feira (27), a Câmara de Vereadores de Dois Irmãos fez a entrega de uma moção de congratulações aos soldados da Brigada Militar Ezequiel e Silva Soares e Érique da Silva dos Santos. A proposta partiu do presidente Ederson Bueno (MDB) e teve aprovação dos demais parlamentares.
Ezequiel e Érique foram agraciados por sua atuação na ocorrência de 9 de março nas Malhas Daiane, quando uma mulher foi feita refém por um homem que acabou morto pela polícia. Ela foi ferida com estocadas de vidro, sofrendo diversos cortes pelo corpo e levando mais de 100 pontos. A vítima salva pelos policiais dois-irmonenses é Madalena Staudt, moradora de Ivoti, que inclusive participou da homenagem. Também estiveram presentes o tenente coronel André Lima da Silva, comandante do 32º BPM, e tenente Elton Dhein, comandante da Brigada Militar de Dois Irmãos.
– Na minha opinião, os policiais atuaram de forma responsável, séria, eficaz e corajosa, evitando a perda da vida da dona Madalena e de várias outras vidas de funcionários do local – destacou o presidente Ederson, na abertura da sessão.
Em seguida, o soldado Érique subiu à tribuna:
– Tudo o que a gente faz na nossa profissão, a gente não espera nada em troca. Ver a senhora Madalena bem, para nós é o mais importante. A gente sai todos os dias na rua não pensando em tirar uma vida, mas sim em salvar vidas. Nosso foco é sempre ajudar o próximo. Agradeço a dona Madalena por estar aqui hoje: a senhora é o principal motivo por ter dado tudo certo, porque a senhora foi forte e foi guerreira – comentou.
O soldado Ezequiel fez um relato minucioso da ocorrência, desde os primeiros chamados para a sala de operações da Brigada Militar.
– Só tivemos sucesso na ocorrência porque ela lutou para viver, para sobreviver. No momento em que ela conseguiu se desvencilhar do agressor, o agressor novamente tentou pegar ela pelos cabelos. Como havia muito sangue e ele esticou o seu braço, sua mão para tentar pegar no cabelo resvalou devido ao sangue e foi o momento certo para efetuar os disparos, sendo que dois não foram suficientes, mantiveram o agressor em pé ainda tentando pegar a vítima, sendo assim realizados outros disparos – contou.
Ele também destacou a importância de Deus na vida das pessoas.
– Creio que Deus lhe deu uma nova vida, junto com sua família, e quero que a senhora aproveite. Nós não queremos, como policiais militares, tirar a vida de alguém. Se eu posso lhe fazer um pedido, eu quero que a senhora nos coloque nas suas orações para que, se por ventura, a gente venha a passar por uma situação dessas, que Deus nos dê clareza, que nos dê discernimento. Uma situação dessas errada pode nos levar do céu ao inferno – acrescentou Ezequiel.
Reconhecimento importante
Por fim, o comandante do 32º BPM enalteceu o trabalho dos policiais.
– É extremamente importante o reconhecimento da comunidade para os policiais que atenderam a ocorrência. A sociedade hoje está tendo a oportunidade de ver o quão difícil é a atuação deles na rua. É claro que a gente faz treinamentos para o policial ter condições de trabalhar, mas entendam que a decisão que ele toma na hora é o que vai definir a saúde, a vida de uma pessoa. O policial age dentro da legalidade, da legítima defesa, para defender a si, a seu colega e a sociedade – afirmou o tenente coronel.
(Foto: Divulgação / Câmara)