(Foto: Divulgação / PMMR)
A Secretaria da Saúde de Morro Reuter está intensificando as medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika ou chikungunya. Nesta terça-feira (26), as 14 Agentes Comunitárias de Saúde realizaram uma ação na localidade de Linha Görgen, onde, divididas em grupos, passaram por espaços públicos, residências e comércios, orientando sobre como evitar possíveis criadouros das larvas e também eliminando acúmulos de água da chuva.
A atividade semanal integra um conjunto de ações contra o mosquito, coordenadas pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente. Um dos locais visitados foi a residência da dona de casa Marina Maria Deimiling, 67 anos, que recebeu as agentes Melita Hertz, Lidiane Kolling e Iolanda Martins. “Essa vinda delas nas casas é maravilhosa, porque elas ensinam a gente e avisam de coisas que temos que observar. Isso ajuda toda a comunidade. Ninguém quer criar mosquito”, disse a moradora.
Entre as dicas dadas pelas agentes, estão: evitar deixar materiais que acumulem água da chuva, tampar bem os reservatórios de água e colocar areia nos pratos dos vasos de plantas.