Empresa já demitiu 60% dos funcionários e vendeu sete ônibus
A situação vivida pelo transporte coletivo como um todo é dramática. A pandemia diminuiu consideravelmente o número de passageiros nas linhas municipais e intermunicipais, sem contar a suspensão das aulas que impactou diretamente no serviço de transporte escolar. Somente dentro do município, a Wendling transportava cerca de 2 mil crianças diariamente.
Por conta dos prejuízos que se acumulam, a empresa se viu obrigada a demitir 60% da sua força de trabalho, entre motoristas e cobradores, e a vender sete ônibus. A Wendling também já comunicou a Metroplan que pretende entregar a concessão das linhas intermunicipais até o próximo dia 10. “Nunca vivemos nada semelhante. A cada dia sentamos para conversar sobre a situação e ver o que pode ser feito. O mais complicado é que não se tem perspectiva e não se sabe até quando vai tudo isso”, lamenta o sócio administrador Leandro Wendling, destacando que outras empresas do setor vivem o mesmo drama e aguardam uma ajuda dos governos para mais adiante não terem que fechar as portas.
Atualmente, a Wendling já não opera mais linhas para Porto Alegre e Nova Petrópolis. A empresa ainda tem quatro horários para Santa Maria do Herval (dois pela manhã e dois à tarde) e 12 para Novo Hamburgo e São Leopoldo. “Antes, era o dobro ou mais”, lembra Leandro. “Hoje, porém, há dias em que o ônibus leva apenas três ou quatro passageiros. Já tivemos domingos com apenas um ou dois”, acrescenta o sócio administrador. A Wendling tem uma história de 86 anos em Dois Irmãos.
Metroplan tratou do assunto em videoconferências
A direção da Metroplan realizou na segunda-feira (27) duas videoconferências. As reuniões foram marcadas depois que a Wendling encaminhou um documento à fundação solicitando até dia 10 de agosto a entrega da concessão. A redução de passageiros nos últimos anos somada ao período de pandemia, segundo a empresa, foram os fatores que levaram a tomar a decisão.
No período da manhã, a videoconferência foi realizada com a Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM) e o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Rio Grande do Sul (SETERGS). A intenção da Metroplan será, em regime emergencial, convidar outra operadora da região para assumir os 29 horários que a empresa atende. Os serviços devem acontecer até a conclusão do processo licitatório do transporte coletivo da Região Metropolitana de Porto Alegre. À tarde, a videoconferência ocorreu com a direção do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que também é alternativa para atender a demanda com os ônibus que realizam viagens de longo curso na região.