(Fotos: Morgana Schuh e Lucas Uebel | Grêmio FBPA)
Nesta sexta-feira, dia 28 de julho, o Grêmio comemora os 40 anos da conquista da sua primeira Taça Libertadores da América, em 1983. A data histórica foi celebrada antecipadamente no último sábado (22), na Arena, antes e no intervalo da partida contra o Atlético-MG, válida pela 16ª rodada do Brasileirão.
No pré-jogo, uma sessão de autógrafos promovida na esplanada reuniu centenas de torcedores em torno dos ídolos Mazaropi, Robson, Paulo Roberto, Giba, Lambari, Paulo César Magalhaes, Tonho, Baidek, o dois-irmonense Leandro Wendling, China, Odair, Osvaldo, Jorge Leandro e Cesar. A ação também contou com a presença de dois integrantes da comissão técnica da época: o preparador físico Ithon Fritzen e o auxiliar técnico Zeca Rodrigues, além dos dirigentes Adalberto Preis (que acabou falecendo no início da semana), Saul Berdichevski e César Pacheco.
Mais tarde, no intervalo do jogo, os campeões foram ovacionados pelos quase 40 mil gremistas presentes no estádio. Os ex-jogadores entraram em campo até o centro do gramado para receber medalhas alusivas à conquista e aos 40 anos do título. As insígnias foram entregues pelo vice-presidente do Conselho de Administração, José Carlos Duarte, e pelo CEO do Clube, Márcio Ramos.