Michelin e General Motors lançam pneu sem ar e que não fura

28/10/2021
Fonte: GZH

Fonte: GZH

A partir de 2024, os consumidores já poderão comprar o pneu que promete revolucionar o setor automotivo, com menor impacto ambiental e mais segurança aos passageiros. Trata-se do Uptis, sigla em inglês para Sistema Único de Pneu à Prova de Furos, desenvolvido pela Michelin em parceria com a General Motors, que roda sem ar e promete ser à prova de furos.

Conforme o Jornal do Carro, do Estadão, o modelo tem pequenas palhetas de plástico reforçadas com vidro, que servem de apoio à banda de rodagem, o que as torna flexíveis e resistentes para se adaptar aos diferentes tipos de terreno. Assim, são menores os riscos de pneus furados e outras falhas que causem perda de ar, que podem resultar em risco nas ruas e estradas. A Michelin ainda promete sustentabilidade com a nova tecnologia, a partir da redução do número de pneus descartados e a diminuição geral do uso das matérias-primas e energia na produção. Uma pesquisa encomendada pela empresa indicou que até 200 milhões de pneus descartados a cada ano podem ser tratados e utilizados pelo Uptis.

O projeto do pneu teve início em 2017, e os primeiros testes ocorreram em 2019. Recentemente, as empresas divulgaram as primeiras imagens, com os pneus instalados em um Chevrolet Bolt. Assim, a Michelin prevê o início das vendas do produto para 2024. O preço, o peso dos pneus e a compatibilidade deles com as rodas de veículos já disponíveis no mercado ainda não foram divulgados.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela