Na assinatura: Farias, Airton, Carla, Zimmer e Recktenwaldt (Foto: Divulgação / PMMR)
A prefeitura de Morro Reuter está investindo na aquisição, instalação e implementação do sistema de videomonitoramento e cercamento eletrônico do município. Foram adquiridas 30 câmeras, sendo 25 fixas, quatro que permitem o reconhecimento de placas de veículos e uma de abrangência de 360 graus. O investimento é realizado com emenda parlamentar do deputado federal Marcel van Hattem (Novo) no valor de R$ 450 mil e cerca de R$ 45 mil da prefeitura para a infraestrutura.
A assinatura do contrato com a empresa DGT Tecnologia, representada por Eder Zimmer, contou com a presença da prefeita Carla Chamorro, do vice-prefeito Airton Bohn, do comandante da Brigada Militar de Morro Reuter, sargento Luis Eduardo Farias, e do presidente do Conselho Pró-Segurança Pública – Consepro, Luís Ademar Recktenwaldt. Na próxima semana será feita uma vistoria para definição dos pontos estratégicos para as instalação das câmeras em todo o município.
– É uma importante medida que tomamos investindo em tecnologia a serviço da segurança pública. As câmeras serão instaladas em pontos estratégicos indicados pela Brigada Militar, visando construirmos uma Morro Reuter mais segura – disse a prefeita, que firmou convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado para integrar o Sistema de Segurança Integrada com os Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS).
Por meio do SIM, os municípios passam a atuar ao lado do Estado compartilhando dados, tecnologia, informações de inteligência e operações conjuntas.
SAIBA MAIS
O videomonitoramento permite acompanhamento e seleção de imagens geradas, a partir de câmeras instaladas em áreas de interesse da segurança pública ou recebidas de uma central de videomonitoramento de outro órgão. O sistema monitora imagens em espaços públicos a fim de inibir situações de risco. Já o cercamento eletrônico propicia ferramenta com tecnologia de leitura de placas veiculares, integrada com informações do banco de dados estadual. Um apoio em tempo real na adoção de procedimentos e operações de emergência.