Locadoras compraram 3 de cada 10 carros vendidos no Brasil em 2022

29/03/2023
Fonte: Autoesporte

Fonte: Autoesporte

Cerca de 46% das vendas de automóveis e comerciais leves no ano passado foram na modalidade direta, negócio que inclui a compra de carros por micro e grandes empresas, frotistas e pessoas com deficiência (PcD). Nesse meio, quem se destacou foram a locadoras, que investiram R$ 55,2 bilhões para comprar 590.520 carros 0 km em 2022.

De acordo com o levantamento da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), as quase 600 mil unidades compradas por locadoras correspondem a 30,1% de todos os automóveis vendidos no Brasil. Esse é um recorde na participação das locadoras nas vendas totais de automóveis. Além disso, aponta um crescimento de 33,8% nos emplacamentos para locadoras em relação à 2021, quando 441 mil veículos eram destinados ao setor. O ano de 2022 foi melhor até do que 2019, período pré-pandemia em que foi registrado 541 mil unidades licenciadas para empresas do ramo.

Vale lembrar que grande parte dos carros das locadoras é destinado a motoristas de aplicativo, para Uber e 99, por exemplo. Segundo a ABLA, 52% da frota tem essa finalidade.

 

Carros compactos no topo

Sem grandes surpresas, o maior volume de buscas é pelos veículos mais baratos, que aliam uma mensalidade mais baixa à economia de combustível. Assim, 44,4% da frota adquirida em 2022 pelo setor é composta de hatches compactos e subcompactos, como o Fiat Mobi, Renault Kwid, Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Volkswagen Gol. Na segunda posição, representando 18,5% das compras do setor no ano passado, estão os SUVs.

Falando sobre os mais vendidos, o Gol foi o modelo mais licenciado para locadoras no período – cerca de 45 mil unidades. Essa é a segunda vez dos últimos cinco anos que o Volkswagen figura como carro mais vendido – a primeira vez havia sido em 2020. No ano retrasado, quem ocupou essa posição foi o Fiat Mobi. A fabricante de Betim, inclusive, é a que mais vendeu carros para locadoras pelo terceiro ano consecutivo. Ao todo, 401 mil veículos da Fiat foram destinados ao setor. Em seguida, mas distante, está a Volkswagen, que emplacou 282 mil veículos para o segmento. O terceiro lugar é da Chevrolet, com 195 mil unidades.

 

Elétricos e híbridos

A procura por elétricos e híbridos também chegou nas locadoras, mas ainda de forma discreta. Segundo a ABLA, o setor comprou 3.309 híbridos e elétricos no ano passado. Esse número representa um crescimento de 89% sobre os 1.751 eletrificados comprados por locadoras em 2021.

 

Tempo de circulação

Atrelado ao grande volume de venda de carros 0 km para locadoras está o tempo em que as empresas ficam com os veículos. A associação aponta que a validade média do carro nas empresas é de 17 meses. Em 2021, período da pandemia, o tempo subiu para 27 meses, cerca de dois anos e três meses. Em contraponto, em 2019 — época de pré-pandemia em que o setor estava aquecido — o tempo médio que um carro ficava com a locadora era de 14 meses.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela