Jefferson Ivan Henz
Uma mulher de 31 anos se engasgou com um comprimido na tarde de domingo, dia 28, em Dois Irmãos, e foi levada as pressas pelo marido ao Corpo de Bombeiros, onde foi salva pelo militar Jefferson Ivan Henz (foto), de 34 anos, que aplicou a manobra de Heimlich. Segundo ele, é a mais utilizada em todo o mundo nessas situações.
O fato ocorreu por volta das 16h e felizmente terminou com final feliz. Tudo foi registrado pelas câmeras de segurança do quartel. O salvamento levou segundos. “O marido chegou buzinando, dizendo que ela estava engasgada e que não conseguia respirar”, contou o militar, que é bombeiro há 11 anos e nunca tinha se deparado com uma ocorrência como esta. “Existem momentos de tensão, onde é preciso manter a calma e botar a teoria em prática”, destacou ele, com um sorriso largo no rosto.
Por pouco, trote não comprometeu atendimento à vítima
O casal chegou ao quartel às 15h58. Minutos antes, uma mulher, aparentando ter entre 40 e 50 anos, ligou para o 193 informando sobre um incêndio em residência na rua São Leopoldo, no bairro Primavera. Era trote. Por muito pouco, a ligação não prejudicou o salvamento da vítima de engasgo. “Se eles tivessem chego uns 30 segundos depois, não estaríamos mais no quartel”, comentou Ivan, lamentando situações de trote, que podem comprometer a vida de alguém que realmente está precisando de ajuda. “Nós estávamos prontos para sair para o incêndio, quando o casal chegou. Logo achei que a mulher era uma das vítimas do incêndio, inclusive”, contou Ivan.
Enquanto o bombeiro atendia a vítima, os demais foram até o Primavera para atender o suposto incêndio, foi quando constataram que se tratava de um trote. “Eles foram até o local indicado e não localizaram nada”, completou.