Convenções para definir candidatos começam na próxima semana

29/08/2020
Dois Irmãos tem 24.308 eleitores aptos a votar

Dois Irmãos tem 24.308 eleitores aptos a votar

As próximas duas semanas serão decisivas para definir os candidatos na eleição de Dois Irmãos. O prazo para realização das convenções vai de 31 de agosto a 16 de setembro. Depois, os partidos têm até 26 de setembro para registrar as candidaturas, quando então pode ter início a propaganda eleitoral. A expectativa, aliás, é de uma campanha diferente por conta da pandemia da Covid-19 e suas recomendações de distanciamento social.


PP e MDB juntos. E o PSB?
A situação mais clara é a da própria situação. Jerri Meneghetti é o pré-candidato natural da coligação PP/MDB, e tudo aponta que seu vice será Juarez Stein. Os dois partidos terão suas convenções no dia 9 de setembro. “Até lá, vamos definir todas essas questões”, comenta Ramon Arnold, presidente do PP, ao ser questionado sobre as candidaturas a prefeito e a vereador. Marcos Aurélio dos Santos, do MDB, também evita falar em nomes. “O vice será anunciado na convenção do dia 9. Temos 14 pré-candidatos a vereador”, afirma.
A única dúvida no grupo da atual administração é a permanência ou não do PSB. “Estamos avaliando ainda essa questão e decidiremos na convenção, no dia 4 de setembro”, diz a presidente Ivete Rambo. “Pretendemos lançar de 10 a 11 candidatos a vereador”, acrescenta. O nome do vereador licenciado Léo Büttenbender era especulado para uma candidatura a prefeito ou vice, mas ele praticamente descartou a possibilidade em razão do tratamento de saúde que enfrenta. Ele deve concorrer novamente a uma vaga no Poder Legislativo.


Oposição: unida ou dividida?
Os partidos que não fazem parte do governo têm se articulado para lançar candidaturas – pelo menos três deles já definiram pré-candidatos a prefeito. Resta saber se os nomes serão confirmados nas convenções ou se haverá mudanças por conta de possíveis coligações.  
O PT aposta em Joracir Filipin, presidente em exercício da Câmara de Vereadores. “Filipin é nosso pré-candidato e estamos abertos para compor. Aliás, no último período, sempre estivemos. Estamos nos reunindo com outros partidos e continuamos firmes no propósito de compor uma frente. As próximas duas semanas vão ser definitivas para nós, quando estaremos amarrando as construções que não são de hoje”, comenta Cristine Groth, presidente do PT. A convenção será no dia 10 de setembro. “A princípio, temos 11 pré-candidatos a vereador, mas este número pode mudar”, destaca.
O PDT tem como pré-candidato a prefeito o vereador Sérgio Fink. O partido, de acordo com o presidente Antônio Renz, pretende compor uma chapa majoritária, seja a prefeito ou vice. “Estamos nos reunindo para discutir a possibilidade de coligação e também conversando com outros partidos. A nossa convenção será no dia 12 de setembro e pretendemos lançar de 12 a 14 candidatos a vereador”, conta. 
O PSD, do vereador Paulo Fritzen, ainda não definiu o rumo que tomará. “Só devemos ter uma nos próximos dias posição. A data da convenção ainda não está definida, mas não descartamos uma candidatura própria”, afirma ele, que foi o candidato a vereador mais votado na eleição de 2016. O partido é presidido por sua esposa, Jocelis de Mello Fritzen.


PSDB e Republicanos, as novidades
O PSDB é uma das novidades na eleição deste ano. Seu pré-candidato a prefeito é Juliano Skappelli, que também preside o partido no município. “O vice está em negociação. Existe uma grande possibilidade de coligação. Ainda não temos a divulgação, pois estamos nas tratativas finais”, observa. “Teremos 14 candidatos a vereador; as mulheres serão a maioria. Nossa convenção ocorre na segunda semana de setembro, em data a ser definida ainda”, conclui. 
Outra cara nova na eleição pode ser o Republicanos, que vive a expectativa de lançar candidatos a vereador. “Ainda estamos alinhando algumas pendências e questões. Teremos uma reunião com o partido e, assim que tiver uma posição certa sobre tudo, avisarei”, diz a presidente do diretório municipal, Marislane Dapper.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela