Fotos: Rodrigo Lima - @essencialideias
Multicampeã na corrida de rua, Marlei Willers, a Preta, se prepara para mais uma grande experiência: a Maratona de Berlim, na Alemanha. Aos 46 anos de idade, a atleta de Morro Reuter irá disputar uma das seis mais famosas maratonas do mundo, que deve reunir, em 2024, mais de 50 mil participantes. A prova ocorre no dia 29 de setembro e chega à sua 50ª edição.
Marlei é a 5ª colocada do ranking brasileiro de maratonistas e a 1ª na sua categoria (45 a 49 anos). Após um ano se recuperando de um edema ósseo no quadril, ela celebra mais um grande momento da sua carreira, demonstrando que com força de vontade, agregada a um trabalho sério de reabilitação, é possível superar as dificuldades e voltar a competir em alto nível. “Foi um ano muito difícil, de um processo lento e doloroso para voltar bem física e mentalmente, de retomar a confiança. Um trabalho árduo, de dia após dia, de persistência em busca de um grande objetivo pelo qual tanto sonhei e trabalhei para ocorrer”, diz Marlei, que embarca no dia 24 de setembro para a Europa. “Vou lá fazer o que eu sei fazer, que é correr, com o coração e pensamento leve”, completa a atleta, feliz com a oportunidade.
Considerada uma prova rápida, Marlei segue rumo à maratona, também, com objetivo de baixar a sua marca pessoal nos 42 km, que é de 2 horas 40 minutos e 59 segundos. Ela iniciou a sua preparação há pouco mais de um ano, mas destaca que o desejo de participar de uma prova como essa é antigo. “Todo corredor de rua sonha em fazer, um dia, as Marathon Majors. Há seis anos, isso era um sonho muito distante, e agora estou indo para lá realizar”, comenta Marlei, destacando que a participação na Maratona de Berlim significa para ela o reconhecimento por tudo o que construiu nos últimos seis anos. “É a prova de que vale a pena sonhar e acreditar no nosso potencial, que vale a pena a gente arriscar, trabalhar pelo que acredita e, principalmente, ser fiel ao nosso propósito. Vejo Berlim como um presente”, completa.
Marlei começou a praticar a corrida de rua aos 39 anos de idade e viveu uma ascensão impressionante dentro da modalidade, conquistando títulos regionais, estaduais e nacionais, além de participações em provas no exterior. Foi campeã em 66 das 82 provas que disputou. Não subiu ao pódio geral apenas quatro vezes. Já disputou sete maratonas e em todas elas fez parte do pódio geral da prova. Resultado de todo o seu trabalho, hoje ela é atleta da Fila.
O último título foi conquistado no domingo (25), em São Paulo, quando ela sagrou-se campeã da 3ª Maratona da Fila, na categoria Dupla Mista, correndo ao lado de Laurindo Nunes.
Marathon Majors
Criada em 2006, a World Marathon Majors é o circuito que envolve as seis maratonas mais famosas e mais relevantes no mundo da corrida. São elas: Berlim, Boston, Londres, Chicago, Nova York e Tóquio.