Fonte: ge / O Globo
A Adidas lançou nesta quarta-feira (30) a Al Rihla, bola oficial da Copa do Mundo do Catar, a ser realizada dos dias 21 de novembro a 18 de dezembro deste ano. O nome, em árabe, significa “A Jornada”.
As cores e arte visual da Al Rihla foram inspiradas na cultura, arquitetura e bandeira catarianas, bem como nos tradicionais barcos locais. Seu lançamento marca o início de jornada da bola por dez cidades em todo o mundo, onde a Adidas lançará uma série de iniciativas destinadas a melhorar o acesso ao esporte nas comunidades locais. Al Rihla é a 14ª bola consecutiva feita para a competição pela empresa alemã, que promete maior velocidade e estabilidade que as antecessoras durante a trajetória no ar. A estrela do Mundial tem base branca, cobertura de poliuretano texturizada e 20 gomos – características que, segundo a empresa, proporcionam melhor precisão e estabilidade de voo.
Para confirmar a evolução, a bola foi testada em túneis de vento semelhantes aos usados pelas montadoras para reduzir a resistência ao vento de protótipos de veículos. Al Rihla estreará em um campo especialmente criado para o evento de lançamento no Catar antes de ser doada para o Challenge Riyad, clube campeão da primeira liga de futebol feminino da Arábia Saudita.
– O jogo está ficando mais rápido e, à medida que acelera, precisão e estabilidade em voo se tornam criticamente importantes. O novo design permite que a bola mantenha velocidade significativamente maior durante sua trajetória no ar – afirmou em nota Franziska Loeffelmann, diretora de design de materiais e estampas de futebol da Adidas.
Ainda segundo a empresa, 1% das vendas líquidas da Al Rihla será destinado ao movimento Common Goal, projeto cofundado por Juan Mata, jogador do Manchester United, que financia atividades de caráter solidário em todo o mundo.
Bola custa até R$ 1 mil no Brasil
O preço lá fora foi estimado em US$ 165, mas os fãs brasileiros vão precisar desembolsar R$ 999,99 se quiserem adquirir a versão profissional do objeto. Ainda conforme o site da marca esportiva, a versão mini sai por R$ 99,99; a league custa R$ 249,99 e o modelo trainig vale R$ 179,99.
O preço da versão pro no Brasil é o mais caro entre países da América Latina classificados para a Copa, considerando a conversão para o dólar americano (US$ 210, 68). Conforme o portal Infobae, a loja online da Adidas na Argentina colocou a Al Rihla Pro à venda a 29.999 pesos argentinos, o equivalente a US$ 156,45. Já no México, a bola é oferecida 4.099 pesos mexicanos, US$ 206. No Peru, o preço é de 599 soles; ou US$ 160,82. Os valores no Uruguai e Equador ainda não foram divulgados.