
Comunidade deve revisar seus pátios
Conforme números da Secretaria da Saúde de Dois Irmãos, o município tem seis casos confirmados de dengue neste mês de março, de um total de 77 notificações. Além disso, também foi confirmado, no último dia 16, o primeiro caso de zika vírus no município, doença também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A paciente é uma jovem com menos de 30 anos, moradora do bairro São João.
Conforme a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Edna Monteiro, a equipe vem trabalhando inclusive aos finais de semana, buscando identificar e eliminar possíveis focos de criadouros do mosquito da Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. Segundo ela, diariamente são localizados focos na cidade. Neste momento, as situações mais preocupantes são registradas nos bairros São João, Portal da Serra, Bela Vista e Centro. “Mas todos os bairros estão contaminados, e com casos suspeitos”, alerta Edna, reforçando o pedido para que a comunidade colabore com a vigilância e faça vistorias semanais em seus pátios. Como o ciclo do mosquito, do ovo ao adulto, demora de 3 até 10 dias, dependendo da temperatura, revisando o quintal duas vezes por semana e controlando os criadouros é possível interromper o desenvolvimento do inseto. Desta forma é possível impedir que a doença se espalhe.
Segundo Edna, grande parte da população já está mais consciente e receptiva, porém ainda há moradores relutantes quanto aos acessos dos agentes nas propriedades. Por isso, ela reforça o pedido para que as pessoas autorizem e cooperem com o trabalho dos servidores, uma vez que o trabalho deles visa a proteção da comunidade.
Orientações
– Revise seu quintal 2 vezes por semana;
– Jateie as bromélias com um jato de água forte 2 vezes por semana;
– Fure os vasos e elimine os pratinhos dos vasos;
– Coloque tela milimétrica em cisternas, bombonas e ralos que ficam com água;
– Mantenha a piscina clorada e limpa;
– Mantenha a calha limpa;
– Cuidado com o lixo, entulhos e pneus;
– Disponha de 10 minutos por semana para combater o mosquito.
Morro Reuter
Nesta quarta-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente de Morro Reuter confirmou o primeiro caso de dengue no município e emitiu alerta para a necessidade de cada um fazer a sua parte para evitar focos do mosquito Aedes aegypti.
A secretária Ana Paula Viebrantz ressaltou que a situação está sob controle e que o município segue em alerta, uma vez que cidades vizinhas já registram mais casos da doença. Além disso, ela reforça que a equipe de vigilância está realizando visitas diárias na área central e nas localidades do interior, e que até agora Morro Reuter não tem focos com larvas do mosquito.