(Foto: Divulgação)
A partir de sua experiência em sala de aula, o deputado estadual Issur Koch (PP) apresentou o Projeto de Lei nº 196/2023, que cria o Projeto Visão do Futuro nas escolas da rede de ensino público fundamental e médio do Rio Grande do Sul.
A finalidade é proporcionar aos estudantes tratamento do distúrbio oftalmológico da refração, com diagnóstico de miopia, hipermetropia e astigmatismo. O projeto estabelece, ainda, o fornecimento de óculos aos alunos por parte do Estado em caso de necessidade. “Muitas vezes o professor percebe antes dos pais as dificuldades de aprendizado dos filhos, pois é ele que constata os problemas de aprendizado no dia a dia. Vivi muito isso em sala de aula e este projeto é, também, resultado desta experiência”, destaca o parlamentar.
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 80% das crianças em idade escolar nunca fizeram exames oftalmológicos. Ainda segundo o órgão, problemas visuais atingem aproximadamente 20% dos estudantes do ensino fundamental. “Sem um programa de educação em saúde ocular, muitas crianças e adolescentes terão dificuldades de aprendizagem durante sua vida escolar, o que poderia ser plenamente evitável a partir da observação do desempenho visual e/ou da aplicação de testes simples a serem oferecidos pelo Poder Público”, justifica Issur.
Para ele, muitos destes estudantes levarão estes problemas para a fase adulta, com reflexos em suas vidas pessoal e profissional. “Entre as principais doenças visuais, apontam especialistas, está a miopia, a qual vem aumentando em todo o mundo, em especial entre os mais jovens. Isso decorre da atividade visual de perto, vinculado ao uso de telas de computadores, tablets e smartphones, tendo em vista que cada vez mais precocemente as crianças começam a manipulá-los nos primeiros anos de vida”, finaliza.