Renatinho transportou pacientes para hospitais de Porto Alegre durante mais de 10 anos
Há quatro anos, ele poderia ter entregado as chaves do micro-ônibus que transporta diariamente pacientes a hospitais de Porto Alegre, mas, mesmo aposentado, escolheu permanecer no cargo de motorista da Secretaria de Saúde de Dois Irmãos e enfrentar a estrada todos os dias a partir das 5h da manhã.
Aos 57 anos de idade e 34 de profissão, José Renato Berlitz, o popular Renatinho, motorista mais antigo da prefeitura, decidiu que era chegada a hora de parar e se dedicar inteiramente à família, em especial à mãe, dona Noêmia Berlitz, de 80 anos. O último dia de trabalho foi no final do mês de junho. “A mãe me ligou e disse ‘fim do mês vou pra tua casa’, e foi ali que tomei a decisão. Na mesma semana já informei a secretaria”, contou Renatinho, lembrando que a despedida foi marcada por uma confraternização ao lado dos colegas.
Servidor público desde 1985, ele foi o primeiro motorista oficial da administração na área da saúde. Dirigiu ambulância, Chevrolet Veraneio, Chevrolet Ipanema, Volkswagen Kombi e uma série de outros carros, transportando pacientes de Dois Irmãos e, antigamente, também de Morro Reuter e Santa Maria do Herval. Ao longo destes mais de 30 anos, o que não faltam são histórias para contar. “Conquistei muitos amigos”, disse ele, orgulhoso e com os olhos cheios d’agua.
O trabalho ia além das atribuições da função de motorista. “Antigamente, a gente só não fazia cirurgia”, contou ele, aos risos. “A gente ajudava os pacientes, principalmente os do interior, na hora de conversar com os médicos. A maioria deles só falava em alemão”, concluiu.
Renatinho guarda registros feitos ao longo da profissão. Na foto acima, imagem de uma das edições da Semana do Trânsito do município