(Foto: Fernanda Paradizo/ Revista Contra-Relógio)
Exemplo de foco e superação, a atleta amadora Marlei Willers, de Morro Reuter, foi a primeira mulher brasileira a cruzar a linha de chegada da 50ª Maratona de Berlim, na Alemanha.
O feito foi conquistado na manhã de domingo (29) e muito comemorado por ela. “Ainda estou em êxtase”, disse a atleta em conversa com o Jornal Dois Irmãos, nesta segunda-feira (30).
Preta, como é conhecida, completou os 42 km da prova em 2 horas, 41 minutos e 26 segundos, chegando na posição de número 1.186 em meio a mais de 50 mil corredores de 161 países. Foi a 49ª colocada entre mulheres de todo o mundo e a 4ª colocada na sua categoria (45 a 49 anos). Além dela, outros 1.744 brasileiros participaram da prova.
Considerada uma das seis maiores maratonas do mundo, a prova significou a realização de um sonho para Preta, que aos 46 anos é a 5ª colocada do ranking brasileiro de maratonistas e a 1ª na sua categoria. “Correr no país dos meus antepassados, sabendo que em algum lugar daqui eles nasceram, e hoje representar o Brasil, país que os acolheu, é algo que realmente não tenho como descrever”, destacou ela.
Atleta da Fila, esta foi a primeira vez que Preta competiu ao lado de tantos atletas. Em meio a alguns desafios, ela conta que a prova foi emocionante do início ao fim. “A prova foi linda. É coisa de primeiro mundo. É muita gente passando, ficando para trás, correndo ao teu lado”, disse ela, muito feliz com a participação. “Corri em estado de êxtase. Estava um dia lindo”, completou.
Nesta segunda-feira, através das redes sociais, ela agradeceu aos seus patrocinadores e apoiadores, assim como a todas as pessoas que torceram por ela. “Essa medalha não é minha; essa medalha é nossa. Muito obrigada pelo apoio e incentivo. Foi um dia memorável e inesquecível na minha vida”, finalizou.