Comemoração ocorreu domingo, na sede do grupo (Fotos: Divulgação)
Na sexta-feira (25), o Grupo Escoteiro Os Moicanos, de Dois Irmãos, completou 44 anos de história. A comemoração alusiva à data ocorreu no domingo (27), na sede da entidade, no bairro Industrial.
Primeira Chefe Escoteira do grupo, a professora Maria Vera Schneider prestigiou a celebração e relembrou, com orgulho, a mobilização de professores da escola estadual 10 de Setembro, no ano de 1980, para que o escotismo seguisse vivo na cidade, após um projeto iniciado nas escolas pelo Governo do Estado ser encerrado. “Conscientes de que era importante para o desenvolvimento psicológico e pessoal dos jovens, nos tornamos independentes e o grupo continuou”, lembra Vera, que lutou pelo projeto ao lado de educadores como Lecir Delponte, Terezinha Neumann, Carlos Moraes e Therezinha Malheiros.
Atualmente, o Grupo Escoteiro Os Moicanos conta com 72 integrantes. Os encontros ocorrem aos sábados, das 9h às 12h. Podem participar crianças e jovens entre 6,5 anos e 21 incompletos e adultos. Para saber mais, basta acessar a página @moicanos152rs no Instagram.
História
Em 1980, o Governo do Estado iniciou o projeto “Escotismo nas escolas estaduais”. Em Dois Irmãos, ocorreu na 10 de Setembro. Ainda na década de 80, com o fim do projeto, a iniciativa passou a acontecer, de forma independente, no andar inferior da Biblioteca Pública. Entre outras mudanças de endereço, em 1994 o grupo construiu a sua sede própria, na rua Sede Campestre, 96, no bairro Industrial.
O nome do grupo surgiu após um dos fundadores ler o livro “O último dos Moicanos”. Ele ficou admirado com a bravura dos índios norte-americanos e por isso deu a ideia do nome “Os Moicanos”, como forma de homenagear os bravos índios.