Carla Chamorro deve voltar para a administração municipal em breve

31/01/2025
(Fotos: Divulgação)

(Fotos: Divulgação)

Prefeita de Morro Reuter por dois mandatos consecutivos, de 2017 a 2024, Carla Chamorro deixou a administração municipal no final do ano, mas deve retornar em breve. Ela está perto de se aposentar como professora da rede estadual, e na sequência deve voltar a trabalhar ao lado de Airton Bohn, que foi seu vice e agora é prefeito.

– A expectativa é que até maio tudo isso esteja concluído, mas talvez eu possa voltar antes – disse ela, em entrevista ao JDI.

 

Leia a seguir como ela avalia seu período à frente do município e o que está por vir:

 

 

Como analisa seus dois mandatos como prefeita de Morro Reuter?

Carla – Foram oito anos de muita dedicação, com seriedade e responsabilidade trabalhamos muito, valorizando a participação da comunidade na gestão e a importância de alinhar parcerias em torno de um projeto de município. Nestes oito anos de governo, sempre dialogamos com os vereadores e deputados, independentemente de partido político; firmamos convênios com o governo federal e estadual e com empresas privadas. Neste contexto, conquistamos mais de 30 milhões de reais de recursos que, somados com os recursos municipais, permitiram que realizássemos muitas obras, algumas de anseio histórico da população, como a aquisição de 9,7 hectares de área para a construção do Parque.

Além disso, também destaco: a construção do trevo de acesso à VRS-873 e à Linha Görgen, na BR-116 (um grande anseio de toda a comunidade); retornos operacionais na BR-116, no km 209 e no km 212 em Picada São Paulo (solicitação dos empresários locais); conclusão da pavimentação asfáltica na Rua Pedro José Kolling, que liga Morro Reuter a Dois Irmãos; conclusão do prédio que estava inacabado há mais de 20 anos, onde estão o Centro de Cultura, a Biblioteca, a Secretaria de Educação e a Prefeitura Municipal (que voltou para o Centro da cidade); pavimentação de mais de 50 ruas e estradas, dentre estas, ruas de grande extensão como a Rua do Paradouro, Mathias Mombach, Duque de Caxias, Planalto, São Nicolau; além de aquisição de maquinários para a Secretaria de Obras e Agricultura; renovação da frota. Outra ação importante foi a criação de duas escolas de educação infantil, uma no Centro e outra em Walachai, zerando a lista de espera de vagas, que existia em Morro Reuter desde a sua emancipação. Outra ação foi a implantação do novo Plano de Carreira do Magistério Público Municipal (há 20 anos que seguiam o mesmo Plano de Carreira) e a elaboração do Plano Diretor de Morro Reuter, que está em andamento.

Adquirimos áreas de terra para construção e ampliação de escolas, reformamos prédios escolares, adquirimos equipamentos como kit de robótica, Chromebook para os alunos, entre outros equipamentos. Na saúde, é importante destacar a contratação de mais profissionais e atendimento a mais especialidades médicas. Fizemos muitos mutirões de exames, procedimentos cirúrgicos para zerar a lista de espera. Construímos e ampliamos as Unidades de atendimento da Estratégia da Saúde da Família. Trocamos todas as lâmpadas de sódio da iluminação pública por lâmpadas de LED (2.200 unidades); instalamos 35 câmaras de videomonitoramento em todo o município, concluímos o prédio e reformamos o Ginásio Municipal de esportes. Construímos 3 km de passeio público junto à VRS 873, em São José do Herval; perfuramos poços, ampliamos redes de água, de energia trifásica, construímos pontes, instalamos placas solares em prédios públicos. Construímos o receptivo turístico Belvedere, revitalizamos a rua Independência, rua de acesso ao centro da cidade, investimos em eventos culturais e turísticos, dentre os quais a Festa Nacional da Lavanda, a Feira do Livro e o Café da Colônia. Investimos em ações que deram visibilidade ao cultivo da lavanda, potencializando o turismo local.

 

Do que mais se orgulha neste período?

Carla – De ter convencido a comunidade que Morro Reuter tem um grande potencial como município e que tem condições de se desenvolver cada vez mais. Conseguimos desenvolver ainda mais nos munícipes um sentimento de amor e de pertencimento, de orgulho pelo município em que moramos.

 

O que gostaria de ter feito mas não foi possível?

Carla – Investimos muito em todas as áreas, porém sempre queremos fazer mais. Nestes oito anos de administração, trabalhamos não apenas para as pessoas, mas sim com as pessoas. E isso permitiu que elas se autorizassem a sugerir mais ações em prol do nosso município. Ou seja, o trabalho continua...

 

Quais foram as maiores dificuldades?

Carla – Para mim, o maior desafio foi o período da pandemia! Foram dois anos muito difíceis, pois queríamos proteger a comunidade, porém não tínhamos certeza de quais ações seriam mais eficientes. Agimos com persistência, na luta incansável de não perdermos as pessoas para a doença. Nosso esforço era conjunto com os empresários e comerciantes para que a economia continuasse sendo aquecida e as pessoas, protegidas. Em relação às secretarias municipais, os servidores públicos também foram muito parceiros, contribuindo para que o sistema público continuasse a atender as necessidades da comunidade.

 

O que está fazendo ou pretende fazer a partir de agora?

Carla – Como sou professora estadual e durante este período em que administrei Morro Reuter estava em licença do cargo de professora, retornei em 1º de janeiro deste ano à rede estadual de ensino, ou seja, à E.E.E.M. João Wagner. Retornei com o objetivo de concluir o meu ciclo como professora de educação básica, encaminhando a minha aposentadoria como servidora pública estadual. Além disso, continuo como docente no curso de licenciatura em Matemática, da Unisinos.

 

Existe a possibilidade de assumir algum cargo na atual gestão?

Carla – Amo Morro Reuter e durante a campanha assumi um compromisso com a comunidade e com o prefeito Airton: o de continuar a ajudar a desenvolver o nosso projeto de município. Assim que concluir o meu ciclo junto à rede estadual de ensino, estarei à disposição da administração municipal para contribuir no que for necessário.

 

O que projeta para os próximos quatro anos?

Carla – O prefeito Airton e eu sempre trabalhamos muito bem juntos. Formamos uma parceria que deu certo. Continuarei trabalhando com ele na prefeitura. Esperamos continuar com as parcerias em várias frentes: governo federal, governo estadual, Câmara de Vereadores, empresas privadas e, principalmente, comunidade. Concluímos o mandato Carla e Airton com muitas obras em andamento e com recursos em caixa (em torno de 8 milhões de reais) para concluí-las e iniciar outras obras já anunciadas à comunidade.

 

Politicamente falando, pretende se candidatar a outro cargo, como deputada?

Carla – Esta pergunta é difícil de responder, pois o futuro só a Deus pertence. No final do meu mandato, recebi convites para trabalhar à frente de secretarias de outros municípios, numa das Secretarias de Estado e na assessoria de deputados. Na política, tudo é muito transitório. Por isso, hoje, tenho a convicção de continuar ajudando o meu município, na intenção de garantir a continuidade de nosso projeto de gestão e governança.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

FOTOS DO DIA

Calor e sensação de abafamento marcam a semana (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2025, Todos os direitos reservados Agência Vela