Secretaria da Saúde reforça importância do combate ao câncer bucal

31/05/2022
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Instituído por Lei em 2006, 31 de maio é o Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal. Esse tipo de câncer afeta lábios e estruturas internas, como gengivas, bochechas, céu da boca e língua. Por isso, a Secretaria da Saúde reforça a importância da orientação e conscientização da população sobre prevenção e diagnóstico precoce.

A forma mais eficaz de se proteger é evitando os fatores de risco e mantendo hábitos alimentares saudáveis. Os principais fatores de risco são: tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e exposição ao sol sem proteção (em relação ao câncer de lábio). Os principais sinais que devem ser observados são:

 

• Lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo;

• Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; nódulos (caroços) no pescoço;

• Rouquidão persistente.

 

O câncer de boca pode ser detectado em fase inicial, o que permite tratamento mais efetivo e cura. Em caso de necessidade, deve-se procurar a UBS de sua referência para exame da boca por um dentista ou médico. A partir dessa avaliação inicial, os usuários poderão ser agendados para atendimento na UBS Centro com os cirurgiões-dentistas Rafael e Marília. O serviço conta com apoio do TelessaúdeRS, o qual orienta e indica a necessidade de referenciar para especialidade, conforme o caso.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela