(Foto: Divulgação)
Instituído por Lei em 2006, 31 de maio é o Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal. Esse tipo de câncer afeta lábios e estruturas internas, como gengivas, bochechas, céu da boca e língua. Por isso, a Secretaria da Saúde reforça a importância da orientação e conscientização da população sobre prevenção e diagnóstico precoce.
A forma mais eficaz de se proteger é evitando os fatores de risco e mantendo hábitos alimentares saudáveis. Os principais fatores de risco são: tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e exposição ao sol sem proteção (em relação ao câncer de lábio). Os principais sinais que devem ser observados são:
• Lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo;
• Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; nódulos (caroços) no pescoço;
• Rouquidão persistente.
O câncer de boca pode ser detectado em fase inicial, o que permite tratamento mais efetivo e cura. Em caso de necessidade, deve-se procurar a UBS de sua referência para exame da boca por um dentista ou médico. A partir dessa avaliação inicial, os usuários poderão ser agendados para atendimento na UBS Centro com os cirurgiões-dentistas Rafael e Marília. O serviço conta com apoio do TelessaúdeRS, o qual orienta e indica a necessidade de referenciar para especialidade, conforme o caso.