(Foto: Divulgação)
A Secretaria da Saúde de Dois Irmãos, por meio da Vigilância em Saúde, informa que um morcego foi coletado no dia 25 de maio, na Avenida Florestal, próximo à sede da prefeitura. O exemplar foi encaminhado para o Centro de Pesquisa em Saúde Animal, em Eldorado do Sul, onde o mesmo foi testado para raiva, sendo o resultado positivo para a doença.
Em vista do fato do vírus poder estar presente em outros animais da espécie, recomenda-se que, caso um animal debilitado entre em uma residência, os moradores evitem contato direto com o mesmo e acionem a Vigilância em Saúde pelo telefone (51) 3564-8871, para que ele possa ser recolhido e testado para a raiva. Os morcegos são os maiores dispersores de sementes de nossas matas, podem controlar insetos e/ou polinizar plantas, por isso devem ser preservados. No entanto, sua presença no meio urbano por vezes traz riscos e transtornos.
Recomenda-se que o animal seja preso em um balde ou pote de tamanho adequado com todo o cuidado para evitar mordidas, arranhaduras e outras formas de contato. Animais domésticos e/ou pessoas que tenham contato direto com o animal devem contatar a Vigilância em Saúde para passar por acompanhamento e receber soro e vacina contra o vírus da raiva, que somente serão liberados após avaliação médica; pessoas que não tenham tido contato direto com o animal não precisam de tratamento.
A raiva é uma doença transmissível que atinge os mamíferos, como cães, gatos, bois, cavalos, macacos, morcegos e humanos. É transmitida quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele lesionada ou mucosa, por meio de mordida, arranhão ou lambedura. O vírus ataca o sistema nervoso central, levando à morte após pouco tempo de evolução. Por isso, animais domésticos devem ter vacinação contra raiva em dia e seu contato com morcegos deve ser evitado.