Bolão da Sociedade Atiradores é Campeão Brasileiro da Melhor Idade

31/08/2022
CAMPEÕES – Paulinho, Elói, João, Ratinho, Marcelino e Wagner (em pé); Mimi e Alberto (agachados)

CAMPEÕES – Paulinho, Elói, João, Ratinho, Marcelino e Wagner (em pé); Mimi e Alberto (agachados)

A Sociedade Atiradores de Dois Irmãos conquistou mais um título inédito no bolão na temporada de 2022. No último domingo (28), o time masculino sagrou-se Campeão Brasileiro da Melhor Idade, para jogadores com 60 anos ou mais. A competição ocorreu de 25 a 28 de agosto na Associação Juvenil da Linha Temerária, em Nova Petrópolis, com a participação de 15 equipes.

Na classificação final, a Sociedade Atiradores somou 887 pinos, contra 885 da vice-campeã Sociedade Tiro ao Alvo de Nova Petrópolis e 883 da SOCEF de Feliz (3º lugar). O grande destaque ficou por conta do atleta Marcelino Vier, que sagrou-se campeão individual geral, o chamado Braço de Ouro. Ele fez uma pontuação fantástica e histórica para a equipe dois-irmonense: em quatro partidas, jogando 80 bolas, fez os 9 pinos em 79, perdendo apenas um. Em segundo lugar ficou o jogador Décio, que jogou pela SOCEF. Segundo Marcelino, Décio é considerado um dos melhores bolonistas do Rio Grande do Sul, e perdeu três pinos no total. O Braço de Bronze foi Paulinho, da Atiradores.

– Foi um fato inédito. Até o presidente da Confederação Brasileira de Bolão disse que era algo inexplicável, surreal. Fiz 179 pinos na sexta de manhã e depois 180 na sexta de noite, no sábado e no domingo. Eu ainda hoje não sei como isso aconteceu, todo mundo ficou admirado e muita gente veio tirar foto comigo depois da premiação – conta o dois-irmonense.

A atuação emblemática é ainda mais surpreendente pelo fato de que Marcelino estava afastado das canchas de bolão desde 2019 por problemas no quadril. Em fevereiro deste ano, fez cirurgia para colocação de prótese e só voltou a jogar há pouco mais de 30 dias.

– Não conseguia jogar três bolas... Tinha dificuldade para caminhar – afirma.

Aos 63 anos, Marcelino lembra que só começou a competir no esporte depois dos 35. No currículo, ele ostenta ainda outros dois títulos de campeão individual estadual: em 2014 pela categoria Força Livre e em 2018 pelo Veterano. Além disso, é tricampeão brasileiro de casais ao lado da esposa, Vanice – duas vezes pelo 15 de Novembro de Campo Bom e uma pelo time da cidade de São Martinho.

 

Confederação Brasileira

Organizado pela Confederação Brasileira de Bocha e Bolão, o Brasileiro da Melhor Idade contou com a participação de 15 equipes, sendo cinco do Rio Grande do Sul, cinco de Santa Catarina e cinco do Paraná. Como a maioria dos atletas precisa bancar seus custos, muitas vezes fica difícil reunir clubes de outros Estados além da região Sul, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

– Na prática, vira um sul-brasileiro. Assim como eles não vêm aqui, nós também dificilmente vamos para lá – explica Marcelino.

Mas isso não significa maior facilidade ou menor nível técnico. Ele destaca, por exemplo, que Pomerode (SC) veio com uma ‘verdadeira seleção’, mas acabou não se adaptando ao estilo de jogo da quadra.

 

Três títulos inéditos em 2022

A Sociedade Atiradores está vivendo uma temporada espetacular. No último dia 21, já havia conquistado o 5º Campeonato Estadual de Bolão – Bola 23 – Série Ouro Master Masculino. As finais foram disputadas em Erval Seco, com a vitória sendo decidida no critério de maior número de 9 derrubados. Antes, no final de junho, as mulheres venceram o Estadual Master Feminino. São três conquistas inéditas para o bolão dois-irmonense.

O bom momento é destacado pela união e dedicação de todos. Marcelino comenta que, com a pandemia de Covid-19, algumas equipes e atletas deixaram de jogar.

– Nós conseguimos manter o grupo, e também ficamos com uma ‘sede’ muito grande depois de ter perdido o Estadual Força Livre em casa, em 2016, por um pino – recorda.

 

Vem mais por aí?

O ano pode terminar ainda melhor. No segundo final de semana de setembro, a Atiradores disputa a final do Estadual Melhor Idade Masculino, em Ivoti. A sociedade também está classificada paras finais do Estadual de Casais e do Estadual Força Livre, masculino e feminino, em datas a serem definidas. Vale lembrar que este ano o time de casais também disputou as finais do Brasileiro, em Campo Bom, terminando em 6º lugar.

 

(Fotos: Divulgação)


Braço de Ouro: Marcelino Vier sagrou-se campeão individual geral


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela