Fevereiro terá chuva concentrada nos primeiros e nos últimos dias do mês

01/02/2021
Fonte: GZH

Fonte: GZH

Após uma última semana de janeiro registrando diversos alertas de temporais no Rio Grande do Sul, a chuva no mês de fevereiro deve ser concentrada nos primeiros e nos últimos dias do mês. O fenômeno, porém, deve ser menos significativo no Centro-Oeste, nas Missões e na região metropolitana de Porto Alegre. De acordo com a Somar Meteorologia, as precipitações mais fortes no Estado se darão por volta do dia 13.

Assim como janeiro, o mês que começa na segunda-feira também será marcado pelo La Niña, que torna as águas do Oceano Pacífico mais frias. Contudo, como as águas do Atlântico estão mais quentes, a previsão não é de um Brasil com o Sul seco e o Nordeste chuvoso. As previsões indicam chuva abaixo da média na Campanha, Fronteira Oeste, regiões Central e Noroeste do RS, enquanto que nas demais áreas do Estado, incluindo o Litoral, a serra gaúcha e a Região Metropolitana, a chuva fica dentro da média. O cenário continua sendo uma preocupação para os reservatórios do Estado — especialmente no Sul, onde a precipitação não foi abundante para recuperar seus níveis. A agricultura também deve ser afetada, já que algumas culturas sofreram com as condições climáticas dos últimos meses.

Já em relação às temperaturas, todo o mês deve ser de muito calor e alguns locais podem chegar perto dos 40°C. Os termômetros devem subir principalmente na primeira semana e nos últimos dias do mês. As maiores temperaturas devem ser registradas na Fronteira Oeste, nas Missões e na região metropolitana de Porto Alegre.

 

Primeira semana do mês

A semana começou com pancadas de chuva e trovoadas em todo o Rio Grande do Sul. Apesar da instabilidade, a chuva perde força em algumas regiões e o volume só deve ser expressivo no Norte e Noroeste nesta segunda-feira (1º). A chuva ganha força na faixa norte a partir da terça (2), incluindo a Serra, Norte e Noroeste. Há risco de alagamentos e deslizamentos, principalmente nas áreas em que o solo já está encharcado. Na faixa Sul, são esperadas apenas pancadas isoladas de chuva. Por todo o Estado, as temperaturas se elevam.

O cenário só deve mudar a partir da noite de sexta-feira (5) para sábado (6), quando espera-se que a chuva diminua. Mas a tendência de tempo instável segue em toda primeira metade de fevereiro. Em Dois Irmãos, a máxima pode chegar aos 32°C nesta terça e na quarta.

 

Previsão para Dois Irmãos

– Terça, dia 2: Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. 21°C / 32°C

– Quarta, dia 3: Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. 19°C / 32°C

– Quinta, dia 4: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. 19°C / 29°C

– Sexta, dia 5: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. 19°C / 27°C


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela