Nasa fará transmissão ao vivo de eclipse solar total nesta terça

01/07/2019
Fonte: GaúchaZH

Fonte: GaúchaZH

Em parceria com o Exploratorium, museu localizado em San Francisco, nos Estados Unidos, a Nasa irá transmitir ao vivo o eclipse solar que ocorre nesta terça-feira (2), na América do Sul. O fenômeno só poderá ser observado em sua totalidade em regiões do Chile e da Argentina. Nos demais países, o eclipse será visto parcialmente. A agência espacial americana fará três transmissões em seu site: imagens sem áudio de telescópios localizados em Vicuna, no Chile, das 16h às 19h (horário de Brasília) e dois programas com comentários ao vivo, um em espanhol e outro em inglês, das 17h às 18h.
No Rio Grande do Sul, o eclipse será parcial.  O fenômeno começa nesta terça às 16h48min e dura até o pôr do sol.  Em Porto Alegre, o percentual de obscurecimento da estrela pode chegar a 58%. Para o restante do território gaúcho, os números são variados: municípios mais ao norte podem ter obscurecimento com menos 1% ou 2% em relação a Capital, enquanto os mais próximos da fronteira com o Uruguai tendem a enxergar uma sobreposição maior. De acordo com a Nasa, estudar o Sol durante os eclipses solares totais ajuda os cientistas a entender a fonte e o comportamento da radiação solar que impulsiona o clima espacial perto da Terra, o que pode afetar a saúde dos astronautas no espaço e a durabilidade dos materiais usados para construir espaçonaves.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela