Seções eleitorais do RS terão redução de cerca de 4 mil urnas nas Eleições 2020

02/09/2020
Fonte: RBS TV / G1 RS

Fonte: RBS TV / G1 RS

As seções eleitorais no Rio Grande do Sul vão sofrer uma redução nas Eleições 2020, aumentando a concentração de eleitores em cada local de votação. Isso vai ocorrer porque cerca de 4 mil urnas eletrônicas serão enviadas para o estado de São Paulo.
Segundo a juíza eleitoral Rossana Gelain, São Paulo tinha as urnas mais antigas do Brasil. “Diversos tribunais do Brasil tiveram que mandar essas urnas para São Paulo, para desativar urnas muito antigas. Houve uma licitação, por parte do TSE [Tribunal Superior Eleitoral], mas ela não pôde ser concluída a tempo para essas eleições”, afirma a juíza. Conforme Rossana, os locais vão continuar os mesmos, e algumas seções eleitorais vão atuar em conjunto. “Quando o eleitor chegar ao seu local de votação, ele precisa informar para o mesário qual é a sua seção, pra saber se continua funcionando separado ou conjunta com outra”, acrescenta.
Os cartórios eleitorais têm até o dia 16 de setembro para fazer a convocação dos mesários para as Eleições 2020. Dois cartórios de Passo Fundo, na Região Norte do Estado, publicaram nesta terça-feira (1º) o edital de nomeação. A convocação será feita por e-mail aos eleitores selecionados.


Mesários
As pessoas que quiserem saber se estão na lista dos nomeados para serem mesários precisam acessar o site do TRE. No canto direito da tela, é necessário clicar em “Serviços Judiciais”, em seguida em “Diário da Justiça Eletrônica”. Assim que o mesário receber a correspondência, que poderá ser enviada por e-mail ou WhatsApp, deve acessar o site novamente. No canto esquerdo da tela, é preciso clicar em “Eleitor e Eleições”, depois em “Portal do Mesário” e, em seguida, “Verifique a sua convocação”. Nesse campo, o mesário deverá inserir a chave de acesso enviada por correspondência, o número do título de eleitor e a data de nascimento. O treinamento será realizado à distância para os presidentes das seções e primeiros mesários.
Os eleitores que quiserem pedir a dispensa deverão mandar e-mail para as zonas eleitorais incluindo os documentos que justifiquem o pedido, como atestado médico, por exemplo, para quem pertence aos grupos de risco do coronavírus. Já o eleitor que quiser ser mesário voluntário também deve acessar o site do TRE, buscar a aba “Portal do Mesário” e clicar em “Mesário Voluntário”. Lembrando que todos os cartórios seguem fechados, ainda sem data para retorno do atendimento presencial.


› Compartilhe

  • Instagram

COLUNAS

Senhor, ensina-me a orar

Senhor, ensina-me a orar

Coluna da Fé   23/10/2020

Misericórdia divina

Misericórdia divina

Coluna da Fé   23/10/2020

A dignidade da família

A dignidade da família

Coluna da Fé   21/10/2020

FOTOS DO DIA

A beleza do beija-flor captado em pleno voo pelo fotojornalista Octacílio Freitas Dias

  • Assinatura digital

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © , Todos os direitos reservados Agência Vela