Memorial Antiga Matriz de São Miguel está prestes a ser entregue à comunidade

09/02/2022
(Fotos: Divulgação / PMDI)

(Fotos: Divulgação / PMDI)

O Memorial Antiga Matriz de São Miguel está na fase final de implantação. O projeto da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeCDI) estará disponível ao público a partir de março, mas já nesta semana ocorrem as primeiras atividades para preparação de multiplicadores, com visita temática e palestras de apresentação. As ações são realizadas no Espaço Cultural Antiga Matriz, onde está sendo criado o Memorial. Nele, estará reunido um acervo que registra parte da história de 150 anos deste patrimônio cultural, com exposição física e virtual permanentes.

Na manhã de terça-feira (8), diretores, vice-diretores, coordenações pedagógicas da rede municipal de ensino e profissionais da Secretaria de Educação participaram das atividades de capacitação para apresentar as riquezas do acervo a alunos e visitantes. O grupo aprendeu mais sobre a constituição do espaço, em seus aspectos históricos, sociológicos, antropológicos e museográficos.

– O objetivo é formar multiplicadores com potencial para contribuir na divulgação e promoção do Memorial Antiga Matriz de São Miguel junto à comunidade escolar – destaca a presidente da AAPHeCDI, Ingrid Arandt, que é arquiteta e mestre em Preservação do Patrimônio Cultural.

Na próxima segunda-feira (14), também pela manhã, será a vez da oficina de capacitação para professores de turmas de 4º ano e agentes de Cultura e Turismo. A proposta é formar mediadores para a condução e acompanhamento dos visitantes no Memorial. Será ministrada uma palestra sobre o acervo, entre outras vivências programadas para a oficina. Estas atividades serão realizadas pelo historiador responsável pelo projeto, Rodrigo Luís dos Santos, com a participação da Gestora Cultural, Luana Khodja, e da coordenadora do Espaço Cultural Antiga Matriz, Vera Maria Rausch.

– Com a criação do Memorial, o Espaço Cultural Antiga Matriz, importante patrimônio cultural e histórico da comunidade de Dois Irmãos e local de difusão das artes e da cultura, passa a agregar um centro de preservação da memória que registra parte da história da colonização alemã do Rio Grande do Sul – destaca Vera.

 

O MEMORIAL

Financiado com recursos do PRÓ-CULTURA – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o Memorial Antiga Matriz de São Miguel foi desenvolvido em três etapas distintas: pesquisa e constituição de acervo, implantação (ocupação física e virtual), e apresentação à comunidade. Entre os materiais pesquisados, estão mapas, plantas arquitetônicas, croquis, gravuras, fotografias, livros, iconografias, imagens sacras, mobiliário e artefatos sacros relacionados à igreja.

O projeto contempla a criação de um espaço permanente de exposição museográfica do acervo na Antiga Matriz, além do Memorial Virtual, com acesso ao acervo digitalizado, dossiê histórico, passeio virtual, entre outros itens. Ainda dentro do edital, estão as ações de capacitação de mediadores e multiplicadores.

 

HISTÓRICO

Inaugurada em 1880, a Antiga Matriz foi o centro de todos os acontecimentos religiosos e festivos da comunidade católica de Dois Irmãos até 1975, quando foi desativada como templo religioso e substituída por uma nova construção. Iniciava-se ali a mobilização para impedir sua destruição. Em 1982, um abaixo-assinado com quase mil assinaturas solicitava o tombamento como Patrimônio Cultural do Estado, o que ocorreu em agosto de 1984. A incorporação do prédio ao Município de Dois Irmãos se consolidou em 1991, através de uma permuta da Prefeitura com a Mitra Diocesana.

A partir de 1995, a AAPHeCDI passa a elaborar e encaminhar projetos para leis de incentivos fiscais (LIC e Lei Rouanet), com vários deles executados. A Associação participou ativamente de todas as etapas de preservação e restauração da Antiga Matriz de São Miguel. Os recursos financeiros vieram do Grupo Herval, através da LIC, do Consulado Geral da Alemanha e da Prefeitura Dois Irmãos. Foram 11 anos de trabalho para conclusão, de 1996 a 2007. Em meio às obras, a Lei Municipal 1939/2002 também reconheceu a Antiga Matriz como patrimônio histórico e cultural de Dois Irmãos.

Em 2010, através de convênio firmado com a Prefeitura, a Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos passou a administrar o Espaço Cultural e, desde então, vem promovendo e coordenando eventos no local e encaminhando e executando projetos de qualificação e modernização do equipamento cultural. Hoje o Espaço Cultural Antiga Matriz é referência na região, com estrutura técnica para os mais diversos eventos culturais.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela