Dois Irmãos e Ivoti compartilham imagens de sistemas de videomonitoramento

10/04/2024
Sargento Passos, prefeito Jerri, prefeito Martin, presidente do Consepro de Dois Irmãos, Maurício Saul; presidente do Consepro de Ivoti, Laerte José Correa Silva; delegado Borba e delegado Fábio

Sargento Passos, prefeito Jerri, prefeito Martin, presidente do Consepro de Dois Irmãos, Maurício Saul; presidente do Consepro de Ivoti, Laerte José Correa Silva; delegado Borba e delegado Fábio

Uma iniciativa dos Conselhos Comunitários Pró-Segurança Pública (Consepros) e prefeituras de Dois Irmãos e Ivoti visa aumentar a segurança nos dois municípios. Desde o último dia 28 de março, eles estão compartilhando imagens dos seus sistemas de videomonitoramento, ação que foi oficializada em fevereiro deste ano, através da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica. Atualmente, são compartilhadas imagens de 31 pontos, localizados, basicamente, nas dividas das cidades.

De acordo com o prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti, a discussão sobre o projeto iniciou há cerca de um ano, reunindo Consepros e prefeituras da região. No entanto, neste primeiro momento, apenas os dois municípios firmaram parceria. “A segurança não tem fronteiras e a bandidagem circula de um município para o outro. Quanto mais integrados estivermos, melhor. Quanto mais a região estiver protegida, mais nós estaremos protegidos”, destaca.

Prefeito de Ivoti, Martin Kalkmann destaca que este é o primeiro passo em busca de mais segurança para toda a região. “Nós demos o pontapé inicial e estamos abertos aos demais municípios que queiram integrar este projeto”, comenta, destacando que as imagens poderão ser acessadas pela Brigada Militar dos dois municípios em tempo real, assim como também poderão ser acessadas pela Polícia Civil. Atualmente, as imagens ficam armazenadas durante 34 dias. 

 

Iniciativa traz mais agilidade ao trabalho da polícia

De acordo com o delegado Felipe Borba, titular da Delegacia de Polícia de Dois Irmãos, o compartilhamento das imagens trará mais agilidade ao trabalho da polícia. “Sempre tivemos parceria com a delegacia de Ivoti, sem nenhuma dificuldade em conseguir imagens, mas claro que, a partir deste projeto, o acesso será mais rápido, facilitando a investigação”, comenta. Titular da Delegacia de Polícia de Ivoti, o delegado Fábio Motta Lopes destacou, também, a importância das imagens para as investigações. “Elas aumentam a qualidade da prova; não há como contestar uma imagem”, reforça, destacando que a resolução de muitos dos crimes depende deste recurso. 

Representando a Brigada Militar, o sargento Henrique dos Passos de Moura ressaltou que a iniciativa permite a troca de informações durante o atendimento às ocorrências, colaborando, diretamente, para as prisões em flagrante.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela