South Summit Brazil é estratégico para qualificar capital humano do RS, aponta vice-governador

10/04/2024
Fonte: Governo RS / Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Fonte: Governo RS / Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

O South Summit Brazil (SSB) deste ano foi um sucesso em números, superando os anteriores, e as atenções já estão voltadas para a edição de 2025 do maior evento de inovação e tecnologia da América Latina, que tem correalização do governo do Estado. Para refletir sobre as entregas deste e do próximo ano, o vice-governador Gabriel Souza participou na segunda-feira (8) do painel South Summit – Legado de 2024 e Desafios para 2025, promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA).

“Não podemos enxergar o South Summit Brazil apenas como um evento de três dias, pois é um elemento da estratégia de Estado – e não me refiro especificamente a um governo –, que busca melhorar o ambiente de inovação no Rio Grande do Sul, resultando em maior competitividade e produtividade, além de qualificar nosso capital humano”, enfatizou Gabriel.

Ao detalhar essa estratégia, o vice-governador observou a relação dos investimentos em educação e capacitação dos gaúchos com o fomento do ecossistema de inovação. “Somos o Estado mais inovador do Brasil por nossa vocação de parques tecnológicos e pelas melhores universidades públicas federais e privadas do país. Mas ainda é preciso aprimorar as ações para áreas como a primeira infância, a educação básica e superior. O South Summit Brazil contribui nesse sentido”, considerou.

Gabriel relembrou ainda o processo de prospecção do SSB para o Estado, iniciado em 2021, com a realização de estudos de benchmarking para que se compreendesse o tipo de atração que melhor se adaptaria em solo gaúcho. “Esse evento de escala global, que conta com investimentos importantes do governo do Estado e de outros agentes, para nosso orgulho, está definitivamente consolidado, e esperamos entregar uma edição ainda maior e melhor em 2025”, complementou sobre o encontro que será novamente no Cais Mauá, entre 9 e 11 de abril do próximo ano.

 

Janela para o mundo

O debate sobre as perspectivas do evento e suas contribuições também contou com a presença do vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, do presidente do SSB, José Renato Hopf, e do superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e do Tecnopuc e presidente do Comitê de Honra do evento, Jorge Audy. Já a mediação foi realizada pela presidente da ACPA, Suzana Vellinho.

Audy destacou a maturidade e a trajetória do ecossistema gaúcho. “Evoluímos nesse processo, construído pelos segmentos da academia, do governo, do meio empresarial e da sociedade civil organizada. Esses grupos foram constituindo uma comunidade inovadora e o SSB expande nossas possibilidades. Ele nos mostra o mundo e, também, permite que nos enxerguem. É uma janela para o mundo”, pontuou.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, o vice-prefeito ressaltou como o evento se estabeleceu no cenário local e as entregas deste ano, como as melhorias da estrutura. “O SBB se consolidou como ponto de encontro, assim como a posição do Rio Grande do Sul como o Estado mais inovador do Brasil e Porto Alegre como a capital da inovação brasileira”, disse.

Já o presidente do evento no Brasil ponderou que o SSB não é apenas um evento, mas um movimento. Ele também anunciou as intenções para a próxima edição. “Entre elas estão a ampliação do engajamento e o aprimoramento do conteúdo, com a presença de mais personalidades que investem em inovação, para inspirar o RS e o mundo”, afirmou.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela