Obra da Aldeia da Herta começa na próxima segunda-feira

13/08/2020
(Foto: Arquivo JDI)

(Foto: Arquivo JDI)

O Parque Temático Aldeia da Herta começará a sair do papel na próxima segunda-feira (17), com a protocolização do projeto de reforma da antiga escola localizada no Km 5 da VRS-873, em Morro Reuter. O projeto como um todo está sendo concebido através de diretrizes sustentáveis e socioculturais, que contemplam o resgate da cultura germânica, em parceria com a Eecoah Edificações + Ecoeficientes, startup que visa viabilizar projetos com menor desperdício de energia, água e materiais.
Neste início, a reforma da escola que estava desativada desde 2004 já prevê um menor impacto ambiental, com aproveitamento de 100% do telhado cerâmico como material agregado para ser usado nas próximas etapas da obra, deixando então de gerar resíduo e desperdício de materiais. “A iluminação será mais eficiente também, visto que haverá nas duas salas o aproveitamento da iluminação natural através de claraboias. Resgatando técnicas construtivas germânicas dos nossos antepassados e também mais ecoeficientes, a ventilação se utilizará de geotermia, onde usa-se a temperatura do subsolo para climatização e renovação de ar dos ambientes internos”, explica Carlos Alberto Klein, o Betinho, diretor da Curto Arte. Além disso, o uso da madeira no assoalho e forro se manterá conforme originalmente, e promoverá uma melhor acústica. As fachadas laterais serão reformadas. Uma delas terá a função de demonstrar o aspecto do sistema construtivo enxaimel e a outra, mais interna, terá a função de mural de exposição de informações e reflexões da cultura germânica.
A reforma sustentável ainda prevê o aproveitamento da água da chuva, sendo que no subsolo será instalado um sistema de cisternas de armazenamento para usos não potáveis. Quanto aos cuidados com o sistema de esgotamento sanitário, será separado das águas provenientes das pias, conhecidas como ‘águas cinzas’, sem contaminação biológica, para que estas possam ir para um sistema de reuso, reduzindo o consumo de água potável da edificação.





 


› Compartilhe

  • Instagram

COLUNAS

Para que haja um coração...

Para que haja um coração...

Coluna da Fé   24/09/2020

Memórias de um suicida

Memórias de um suicida

Coluna da Fé   24/09/2020

FOTOS DO DIA

Nas asas da borboleta, a primavera se aproxima (Foto: Octacílio Freitas Dias)

  • Assinatura digital

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BOLETIM CORONAVÍRUS
24/09/2020SAÚDE
BOLETIM CORONAVÍRUS
Jornal Dois Irmãos © , Todos os direitos reservados Agência Vela