FLORESTAL: Uma avenida que cruza grande parte da cidade

15/05/2019
Matéria completa está na edição impressa desta quarta-feira (15)

Matéria completa está na edição impressa desta quarta-feira (15)

A Avenida Florestal é uma extensa via que cruza grande parte da cidade, passando pelos bairros Beira Rio, Centro e Floresta, e chegando às proximidades do Vale Verde.  Ao longo de todo seu percurso, a via faz fronteira com uma vasta área vegetal, cuja presença pode ser notada, com maior intensidade, entre a Av. João Klauck e a Av. Irineu Becker. Além disso, é em decorrência desta extensa área florestal que a avenida recebeu seu nome. Hoje, abriga grandes empresas e indústrias de Dois Irmãos, recebendo, cada vez mais, uma posição de destaque no município.
Partindo de uma das suas extremidades, localizada no bairro Beira Rio está a indústria de calçados Pegada. Fundada em 1º de outubro de 1989, a Pegada atualmente não só possui grande relevância no mercado calçadista nacional, como oferece emprego a 460 dois-irmonenses, fomentando e fortalecendo a economia do município. Após o cruzamento com a Av. João Klauck, existe uma área mais residencial, cuja estrutura mostra-se cristalizada tanto pela ocupação de moradores antigos, como pela presença de prédios modernos recém-construídos. Sonia Maria Klein, moradora há 25 anos, narra um pouco de suas lembranças da avenida no tempo em que começou a construir sua casa. “Quando chegamos aqui, a rua era apenas um caminho de pedestres. Os carros só podiam ir até um pedaço. Não havia essas duas vias, pois somente mais tarde a rua foi duplicada. Também me lembro deles colocando muita terra para criar esse desnível que existe hoje. No início, de fato, foi horrível devido à sujeira que vinha dessas obras”, relembra. 
No entanto, apesar das dificuldades iniciais, Sonia comenta que com o passar dos anos a avenida se tornou um bom local para trabalhar e viver. “Hoje, eu gosto de trabalhar e morar aqui na Florestal. A única dificuldade é cruzar a João Klauck durante o horário de pique. É bom de morar aqui porque o Centro da cidade é logo ali, caso precisamos de alguma coisa. Eu não posso me queixar”, comenta a moradora.


VOCÊ SABIA?
Um dos pontos de referência da Avenida Florestal é a passarela que liga o Centro ao bairro Primavera (foto abaixo). A obra com 110 metros de comprimento foi construída no governo do ex-prefeito Renato Dexheimer (1993-1996).



 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela