Igreja Católica arrecada doações em prol das vítimas das cheias no RS

15/05/2024
Voluntários ajudam no acolhimento às vítimas no seminário. Na foto, Márcia (segurança), Lívia, Patrícia, Padre Alex, Padre Ariel, Edileusa e Lorena

Voluntários ajudam no acolhimento às vítimas no seminário. Na foto, Márcia (segurança), Lívia, Patrícia, Padre Alex, Padre Ariel, Edileusa e Lorena

Diante da catástrofe climática que assola o Rio Grande do Sul, a Comunidade Católica de Dois Irmãos também está mobilizada em ajudar as vítimas das enchentes.

Uma das ações é a arrecadação de alimentos não-perecíveis e itens de higiene e limpeza, que vem ocorrendo durante as missas celebradas na Igreja Matriz São Miguel. De acordo com o Pe. Alexsandro Lemos da Silva, pároco da comunidade, a Campanha de Solidariedade iniciou no dia 4 de maio e já soma muitas doações, graças à solidariedade dos fiéis. Elas são entregues, sempre, durante o momento do ofertório.

A campanha segue até o final de maio. Nos dias 18 e 19, serão arrecadados produtos de higiene pessoal e nos dias 25 e 26, produtos de limpeza. Já no dia 30 de maio, durante a celebração de Corpos Christi, serão arrecadados alimentos não-perecíveis. Neste dia, também, todo o valor em dinheiro arrecadado durante a coleta será destinado às vítimas das enchentes em São Leopoldo.

Segundo o Pe. Alex, a Igreja Católica está atuando em colaboração ao grupo voluntário Juntos Mais Fortes, que é formado por mais de 100 pessoas e está alocado no Centro Evangélico. O mesmo é responsável por receber, organizar e distribuir donativos. “Estabelecemos uma comunicação muito intensa e produtiva com a Pastora Cláudia Pacheco (da Comunidade Evangélica – IECLB)”, comenta o religioso, contando que na semana passada, após a união de esforços, mais de 100 kg de alimentos não-perecíveis foram doados a uma paróquia de São Leopoldo, na qual estão abrigadas aproximadamente 80 pessoas. “Precisamos dar as mãos uns aos outros e trabalhar juntos”, reforça ele, ressaltando a soma de forças entre grupos voluntários, as comunidades Católica, Luterana e Evangélica, poder público, entidades e clubes esportivos.

 

Povo solidário

Enaltecendo as ações promovidas no município, o Pe. Alex destaca que Dois Irmãos é exemplo de solidariedade. “Dois Irmãos é um povo muito solidário, está na raiz, é cultural. A cidade responde muito bem à necessidade daqui e de outros lugares”, diz ele, relembrando a mobilização da comunidade no ano passado, quando famílias do município foram atingidas pela enchente. “A solidariedade é um distintivo que ninguém vai tirar de Dois Irmãos. Não há distinção de igreja, de instituição, estamos todos juntos”, completa.

 

Seminário Maria Auxiliadora acolhe 46 pessoas

Além de ajudar na arrecadação de donativos, a Comunidade Católica também está acolhendo 46 pessoas no ginásio do Seminário Maria Auxiliadora. A maioria dos desabrigados é de São Leopoldo, mas há também vítimas vindas de Novo Hamburgo. Há crianças, adultos e idosos. No local, também estão acolhidos 26 cães pertencentes a essas vítimas.

Conforme o Pe. Alex, um grupo formado por 80 leigos ajuda no acolhimento das vítimas. Divididos em grupos e organizados por escalas, eles dão assistência a elas, atendendo demandas do dia a dia e preparando refeições (almoço e janta). “Diversos clubes e entidades estão se dedicando ao preparo da alimentação”, destaca o religioso, agradecendo a todos.

À prefeitura, cabe o processo de triagem das pessoas encaminhadas a Dois Irmãos em busca de abrigo, assim como a prestação de assistência médica e psicológica às vítimas. Algumas já foram, inclusive, encaminhadas para atendimento na rede pública.

Os órgãos de segurança pública também estão fazendo a sua parte. A Brigada Militar está ajudando no monitoramento e circulando pelo espaço.

 

Doação para o seminário

Quem quiser colaborar para o acolhimento das vítimas no seminário, pode ajudar com a doação de carne. Elas devem ser entregues diretamente na paróquia. Quem preferir doar algum valor em dinheiro, deve ir até a paróquia e falar diretamente com o Pe. Alex. Ao final, será realizada a prestação de contas desses valores.

 

Seminário aloja catarinenses que vieram ajudar na limpeza das cidades

O Seminário Maria Auxiliadora recebeu na manhã desta quarta-feira (15) um grupo de 40 leigos vindo de Brusque, Santa Catarina. De acordo com o Pe. Alex, eles irão ajudar na limpeza das casas e na organização de abrigos nas cidades de Estância Velha, Novo Hamburgo e São Leopoldo. “A força da Igreja Católica se mostrou muito atuante”, diz ele, também destacando arrecadações que vêm ocorrendo em outros estados em prol do Rio Grande do Sul. “São atitudes muito bonitas, que demonstram a união dos católicos e enaltecem a tradição de solidariedade que é fruto da consciência cristã”, finaliza.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela