(Foto: Divulgação)
O deputado Issur Koch (PP) encaminhou ofícios à Agência Nacional de Petróleo (ANP) e ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em que solicita autorização temporária para que os revendedores de gás de cozinha (GLP) possam envasar botijões de outras marcas.
A medida atende ao pleito apresentado pelo sindicato da categoria ao parlamentar. “Já há falta de gás em muitas cidades em função de estarmos vivendo o maior desastre natural da história do Rio Grande do Sul. Com a autorização da ANP, os revendedores poderão encher botijões de outras marcas, dispensando desta forma a destroca dos vasilhames, o que demanda tempo na operação”, destaca Issur.
A excepcionalidade, escreveu o deputado, se justifica na medida em que a falta de botijões no centro de destroca e a dificuldade de locomoção dos caminhões criam barreiras e dificultam a logística para manter o envase das marcas, o que tem causado enormes transtornos para os consumidores, além dos já existentes pela catástrofe natural.
Para atender a demanda, os revendedores têm se empenhado em buscar opções de abastecimento. “No entanto, a maioria se encontra sem estoques, sacrificando suas empresas com aumento de custos buscando GLP em bases distantes, inclusive em outros estados, com custos adicionais e o risco iminente de desabastecimento da população em praticamente todo Estado”, diz ele.
Issur lembrou que a autorização do envase de outras marcas já havia sido autorizada pela ANP durante a Greve dos Caminhoneiros, em 2016. “É uma medida simples, mas de grande alcance social, permitindo, desta forma, um fluxo muito mais rápido nas operações das revendas, ganhando tempo sem o processo de destroca, economizando recursos e dando agilidade a logística nesse momento caótico que vivemos”, finaliza.