Fim de semana teve o dia mais quente de junho de 2019 no RS

17/06/2019
Fonte: GaúchaZH

Fonte: GaúchaZH

O calorão fora de época neste fim de semana bateu recordes de temperatura para o mês de junho de 2019 no Rio Grande do Sul: no sábado, os termômetros marcaram 30,8ºC em Santa Maria, na Região Central. Para entender o quão quente o dia representa para o período, basta compará-lo com a média de temperatura máxima no Estado em junho nos últimos 30 anos: 19,7ºC. Em Porto Alegre, também houve recorde: domingo foi o dia mais quente deste junho, com máxima de 29,6ºC. Antes, o dia mais quente do mês havia sido na sexta-feira (14), quando os termômetros marcaram 29,3°C. A média de temperatura máxima neste mês para a Capital nas últimas três décadas é de 19,8ºC.
Segundo a meteorologista Maria Clara Sassaki, da Somar Meteorologia, o calorão fora de época ocorre por três motivos. O primeiro são os ventos que sopram do interior do continente e que trazem calor ao Rio Grande do Sul. O segundo é a falta de chuva nos últimos dias, o que favorece as altas temperaturas: a umidade do ar atua como “isolante térmico” e impede que o calor aumente. O tempo seco ocorre porque há um bloqueio atmosférico que impede o avanço de uma frente fria para o Estado. O último motivo é o El Niño, fenômeno marcado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, o que, por consequência, também aumenta as temperaturas da atmosfera e eleva os termômetros na superfície. “A temperatura está um pouco acima da média, sim. Mas, de uma maneira geral, podemos dizer que os últimos meses têm temperaturas acima da média por causa da atuação do El Niño, que deixa a atmosfera mais aquecida, o que influencia a temperatura do ar”, diz Sassaki.


PRÓXIMOS DIAS
Nesta segunda-feira (17), o sol predominou em todo o Estado, e as temperaturas seguiram elevadas – ainda que um pouco menores em comparação ao fim de semana. 
Na terça (18), a frente fria com origem no Uruguai avança e espalha chuva pela Campanha e Região Central. A instabilidade traz rajadas de vento moderadas. A nebulosidade se espalha pelo resto do Rio Grande do Sul, como Região Metropolitana e próximo à divisa com Santa Catarina, mas sem previsão de chuva. 
Na quarta-feira (19), a chuva atinge todo o Estado, o que reduz o calor de forma significativa. As baixas temperaturas, no entanto, serão passageiras e mais fracas em comparação à última onda de frio. Na quinta (20), os termômetros devem subir novamente.

(Foto: Octacílio Freitas Dias)


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela