Brigada Militar formou mais de 70 mil crianças no Proerd em 2019

20/01/2020
Fonte: Governo RS

Fonte: Governo RS

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Brigada Militar encerrou o ano de 2019 com mais de 70 mil crianças formadas no Rio Grande do Sul. A iniciativa foi desenvolvida em escolas públicas e privadas em cerca de 60% dos municípios gaúchos. Em Dois Irmãos, foram quase 600 formandos e em Morro Reuter, mais de 70.
O Proerd é inspirado no programa americano Dare (Drug Abuse Resistance Education), criado em 1983, em Los Angeles, inserindo a polícia nas escolas para prevenir o uso de drogas por crianças e adolescentes. Atualmente o Dare está presente em 50 estados americanos e 58 países. Os dados da coordenação estadual do programa mostram que, ao longo do ano, a iniciativa abrangeu 295 municípios e 2.205 escolas gaúchas. Além disso, ocorreram diversas capacitações de policiais militares que lidam com esse público específico, tendo se destacado o seminário que abordou questões de inclusão a portadores de necessidades educacionais especiais auditivas, visuais, físicas, cognitivas e Transtornos do Espectro Autista (TEA).
Durante um dos cursos que formou novos instrutores, a Brigada Militar recebeu integrantes do Dare, responsáveis pela revalidação da instituição como ente habilitado a seguir com as atividades do Proerd no Estado, sendo positiva a certificação da corporação. Além do Proerd, outra importante ferramenta da Brigada Militar presente na rede de ensino são as Patrulhas Escolares, que têm o objetivo de reduzir a violência no ambiente escolar, bem como trabalhar preventivamente aspectos como bullying, mediação de conflitos e presença de armas e drogas na escola, entre outros temas.


Dados do Proerd em 2019:
• 7.377 visitas a escolas particulares
• 61.161 visitas a escolas públicas
• 1.017 palestras
• 820 reuniões em ambientes escolares


› Compartilhe

COLUNAS

Assumir a responsabilidade que compete

Assumir a responsabilidade que compete

Coluna da Fé   06/08/2020

Devagar mas sempre

Devagar mas sempre

Coluna da Fé   06/08/2020

Condição irrecusável

Condição irrecusável

Coluna da Fé   04/08/2020

FOTOS DO DIA

Lua cheia de graça (Foto: Octacílio Freitas Dias)

  • Assinatura digital

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © , Todos os direitos reservados Agência Vela