BM prendeu nove indivíduos em flagrante por tráfico de drogas em 2020

22/01/2021
(Foto: Arquivo JDI)

(Foto: Arquivo JDI)

Nos últimos anos, os órgãos de segurança pública intensificaram as ações de combate ao tráfico de drogas em Dois Irmãos. O trabalho vem dando grandes resultados, colocando atrás das grades responsáveis pela venda de entorpecente no município.

Só em 2020, a Brigada Militar prendeu nove traficantes em flagrante, conforme dados divulgados pelo comandante da BM na cidade, tenente Elton Dhein. “As prisões são resultado de denúncias da comunidade”, destaca o militar, pedindo que a população siga denunciando pessoas e veículos em atitude suspeita.

As prisões de 2020 ocorreram nos meses de março, maio, junho e novembro, nos bairros Navegantes e São Miguel. Em pelo menos dois dos casos, os traficantes foram flagrados comercializando droga à luz do dia, no período da tarde, em praças. Segundo o tenente, durante as ocorrências foi constatada a venda de maconha, cocaína, crack e ecstasy. “Não é só a maconha a propulsora da drogadição”, comenta o tenente, chamando atenção para a prisão onde um indivíduo foi flagrado com 41 pedras de crack.

Durante as abordagens, também foram apreendidos itens como balanças de precisão, simulacro e pelo menos uma motocicleta roubada. Muitas das ações foram resultados do trabalho em conjunto dos efetivos da BM de Dois Irmãos e Morro Reuter.

A maioria dos indivíduos presos tem entre 18 e 23 anos. O mais velho é um homem de 34. Quase todos já tinham antecedentes criminais, como outros tráficos, posse de entorpecente, furto e roubo.

Além das prisões, as ocorrências de posse de entorpecente também chamaram a atenção. Conforme o tenente Elton, 40 indivíduos foram flagrados pelo consumo de droga. “A grande maioria é maior de idade”, completa o comandante, destacando que grande parte das ocorrências foi registrada na Operação Cascata, que ocorre entre os meses de verão, período de fluxo intenso no bairro São Miguel, em razão dos rios.

 

Furtos diminuíram em Dois Irmãos

Em 2020, 132 furtos foram registrados em Dois Irmãos, 82 a menos do que os registrados em 2019. Segundo o tenente Elton, a diminuição pode ser um reflexo direto da pandemia de coronavírus. “Foi um ano atípico, principalmente quando falamos neste tipo de crime. Acredito que a presença constante das pessoas em casa foi um fator que colaborou para essa diminuição”, diz ele.

Outro número que chama atenção é o de roubos, que caiu de 30 em 2019 para 15 em 2020. Neste número estão fatos como assalto a residência e a pedestre. Conforme o tenente, a queda no município segue uma tendência estadual, uma vez que os índices no RS também caíram. “O roubo recebe especial atenção da BM, tendo em vista que se trata de um crime com violência e grave ameaça. Se procura evitar, prender”, explica o comandante, destacando, também, a importante atuação das seções de inteligência do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos (CRPO/VRS) e do 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM). “O trabalho deles é crucial na identificação de autores de delitos cometidos na região”, reforça.

 

2020

Homicídio- 1

Furtos- 132

Furtos de veículo- 23

Roubos- 15 (assalto a pedestre, residência)

Roubo de veículo- 4

Apreensão de munição- 4

Posse de entorpecente- 40

Tráfico de drogas- 9 (prisões)

 

2019

Homicídio- 1

Furtos- 214

Furtos de veículo- 20

Roubos- 30 (assalto a pedestre, residência)

Roubo de veículo- 5

Apreensão de munição- 1

Posse de entorpecente- 33

Tráfico de drogas- 4 (prisões)


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela