Rota Romântica comemora 198 anos da Imigração Alemã em São Leopoldo

26/07/2022
Fonte: Rota Romântica

Fonte: Rota Romântica

No dia 25 de julho, data que marca o início da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, a Associação Rota Romântica reuniu autoridades municipais e voltadas à cultura alemã no Teatro Municipal de São Leopoldo.

Na ocasião, a entidade lançou o desafio para a criação do Selo Comemorativo da Rota Romântica alusivo aos 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil. “Nós recebemos diversas propostas e queríamos hoje apresentar para vocês o selo oficial. Mas nenhum nos fez brilhar os olhos pela importância da data”, disse a presidente Terezinha Marina Kuhn Haas, ao abrir espaço para a entidade receber propostas. Interessados em propor um selo,podem fazer contato com pelo WhatsApp (54) 99667-3488 e receber o briefing.

Os presentes também foram agraciados com uma palestra do historiador Martin Dreher, que trouxe a contextualização histórica para a formação da Rota Romântica, explicando como foi a chegada dos imigrantes e de como se estabeleceram na região. Dreher enfatizou a importância da formação de comunidades cooperativas que foram fundamentais no desenvolvimento das cidades.

O documentário produzido pela Rota Romântica em comemoração aos 25 anos, que traz depoimentos dos prefeitos fundadores, ex-presidente Cláudio Weber e atual dirigente da entidade, também foi apresentado ao público. O documentário pode ser visualizado no site da Rota Romântica e nas redes sociais.

 

Dia especial

A presidente Terezinha lembrou que o dia 25 de julho é um dia especial para todos os descendentes de imigrantes alemães. “O caminho percorrido pelos imigrantes há quase 200 anos, hoje é o nosso roteiro”, disse ela. O prefeito anfitrião, Ary José Vanazzi, também enfatizou o quanto os alemães ensinaram a importância da integração e a valorização da história.

O Cônsul Geral da Alemanha em Porto Alegre, Milan Simandl, representou as demais entidades que fomentam a cultura alemã e destacou o quanto a Rota Romântica será importante na comemoração dos 200 anos da imigração. “Sempre me surpreendo com a quantidade de lembranças da cultura alemã que tenho ao visitar a região. E, por isso, é muito importante que cuidemos deste patrimônio cultural”, destacou o Cônsul. “A força da fé foi importante na formação das comunidades. Precisamos fomentar nas próximas gerações estes valores”, disse o bispo da Diocese de Novo Hamburgo, Dom João Francisco Salm, representando os demais membros eclesiásticos.

Os convidados do evento foram recepcionados pelos professores da Camerata de Ivoti – ASCARTE e foram brindados com belíssimas canções do Coro Masculino Stadtplatz.


Cônsul Geral da Alemanha em Porto Alegre, Milan Simandl, e presidente da Rota Romântica, Terezinha Marina Kuhn Haas


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela