Professores e alunos da rede estadual pedem ajuda dos vereadores

26/11/2019
(Fotos: Câmara de Vereadores)

(Fotos: Câmara de Vereadores)

A Câmara de Vereadores de Dois Irmãos recebeu nesta segunda-feira (25) um grupo de professores e alunos da rede estadual. Eles se manifestaram sobre a situação crítica vivida pelo magistério e pediram a ajuda dos parlamentares junto aos seus partidos e deputados, principalmente em razão do parcelamento de salários e do projeto de reestruturação do plano de carreira dos servidores, encaminhado pelo governador Eduardo Leite.
Luiz Gustavo Monteiro Bourscheid, professor da escola estadual 10 de Setembro (Centro), lamentou o descaso dos governantes. “O que vemos é um ataque constante à educação do nosso país. Primeiro, através de discursos que tentam desqualificar o magistério e os professores. Temos um ministro (Abraham Weintraub) que se coloca completamente contrário à educação e que não apresenta nenhum projeto, apenas soluções fáceis”, comentou. “Sabemos que o nosso RS está quebrado, mas temos que lembrar qual é a origem desta dívida. Uma dívida que começou no governo militar – 25% dela é oriunda do governo militar –; tivemos uma renegociação da dívida que foi um desastre no Governo Britto; tivemos alguns excessos no Governo Tarso... E qual a solução que o governo apresenta agora? Como sempre, em cima do trabalhador, em cima do funcionalismo”, acrescentou Luiz Gustavo. 
Professor da escola estadual Affonso Wolf (Vale Verde), Vagner Rodrigues destacou a importância do apoio de todos. “Viemos aqui para pedir ajuda. Todo vereador é vinculado a um partido, a um deputado. Esses anseios e dores ecoam na nossa alma”, afirmou ele, citando em seguida o que considera ‘maldades do pacote’ apresentado pelo Governo do Estado. “O fim do plano de carreira é o fim da educação pública. A proposta ainda tem reajuste zero por tempo indeterminado – lembrando que estamos desde 2014 sem aumento –; fim das vantagens temporais e fim da incorporação de gratificação para aposentadoria”, completou.


PALAVRA DE ALUNO
Por fim, o estudante Efrain Procopio Nunes, da escola 10 de Setembro, reiterou a necessidade da mobilização dos vereadores. “Na nossa escola, a gente se orgulha de dizer que forma cidadãos críticos. Viemos pedir o auxílio de vocês, pelos alunos. Foi aprovada a moção de repúdio, mas peço para irem além. Os senhores têm legendas, companheiros... Por favor, falem com eles. A gente precisa se mobilizar e lutar”, declarou o jovem. 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela