Aquecimento global é real para 85% dos brasileiros, aponta Datafolha

30/07/2019
Fonte: Folhapress

Fonte: Folhapress

Na opinião de 85% dos brasileiros, o planeta está se aquecendo, e 72% concordam que as atividades humanas contribuem muito para o fenômeno. A parcela das pessoas que se dizem bem informadas sobre a mudança climática, porém, é menor hoje do que na década passada, revela pesquisa Datafolha.
O resultado mostra que a maioria da população do país está alinhada com os elementos centrais do consenso científico sobre o tema. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), da ONU, concluiu em seu quinto relatório de avaliação, em 2014, que o aquecimento global é “inequívoco” e que é “extremamente provável” que sua causa tenha origem humana, sendo esta o aumento nas emissões de gases do efeito estufa. A pesquisa também detectou que o grau de aceitação da mudança climática – e de suas causas antropogênicas – é mais alto entre as pessoas com maior escolaridade. A pesquisa ouviu 2.086 pessoas em 130 municípios do país no início deste mês. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Em 2010, 34% dos brasileiros diziam estar bem informados na época, e são 28% os que dizem estar em 2019. O número de pessoas que disse nunca ter ouvido falar de aquecimento global subiu de 10% para 11% no mesmo período. Apesar da parcela relativamente alta de pessoas que ainda não aceitam a conclusão da ciência sobre o tema, cientistas veem com otimismo o fato de que ela é abraçada pela maioria.
— É uma excelente notícia o fato de que a população tem um alto grau (85%) de entendimento de que as mudanças climáticas estão entre nós — diz o físico Paulo Artaxo, um dos climatólogos mais influentes do Brasil e coautor do último relatório do IPCC. — Isso mostra o óbvio: a população observa o que está realmente acontecendo com o clima da Terra.


PODE MELHORAR
Na opinião do cientista, a comunicação do tema ainda pode melhorar na mídia e entre os próprios cientistas e reduzir a parcela daqueles que negam o aquecimento global é uma meta possível, mas a origem do problema não é necessariamente acadêmica.
— O combate às mudanças climáticas mexe com poderosos interesses econômicos, entre eles o do agronegócio brasileiros por causa da devastação da Amazônia e dos grupos econômicos predominantes no Brasil — diz Artaxo. 
Entre as pessoas que avaliam bem o governo de Jair Bolsonaro, a porcentagem de aceitação da mudança climática é maior – 86%, contra 81% daqueles que o reprovam. Ao mesmo tempo, Bolsonaro foi o único entre os cinco candidatos mais bem votados na eleição de 2018 a ter negado o aquecimento global e sua origem humana.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela