Vigilância em Saúde de Dois Irmãos reforça combate ao mosquito da dengue

01/04/2024
(Foto: Pixabay)

(Foto: Pixabay)

A Vigilância em Saúde de Dois Irmãos informa que vem trabalhando em várias frentes no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Uma das ações desenvolvidas pelos agentes de endemias são as visitas domiciliares para identificação e tratamento químico de focos do Aedes aegypti. Os agentes também realizam a pulverização de inseticida nos bairros conforme as quadras onde há maior incidência de casos confirmados de dengue.

– A combinação calor e água parada é perfeita para a reprodução do mosquito, e a melhor forma de combate à dengue é a eliminação de água parada. Como o ciclo do mosquito, do ovo ao adulto, demora de 3 até 10 dias, revisando o quintal duas vezes por semana, o que geralmente pode levar apenas 5 minutos cada inspeção, é possível eliminar ou controlar os possíveis criadouros com água, interrompendo o desenvolvimento do Aedes aegypti – alerta a Vigilância em Saúde.

De acordo com o painel da Secretaria Estadual da Saúde, Dois Irmãos tem até agora, em 2024, 67 casos de dengue confirmados, 32 inconclusivos 87 descartados. Ao todo, são 542 notificações e 356 suspeitas em investigação.

 

Campanha 10 minutos contra a dengue:

– Revise seu quintal 2x por semana, o que pode levar apenas 10 minutos;

– Elimine ou jateie as bromélias com um jato de água forte 2x por semana;

– Fure os vasos e elimine os pratinhos dos vasos;

– Coloque tela milimétrica em cisternas, bombonas e ralos que ficam com água;

– Mantenha a piscina clorada e limpa;

– Mantenha a calha limpa;

– Cuidado com o lixo, entulhos e pneus;

– Usar repelente contra insetos.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela