(Foto: Pixabay)
A Vigilância em Saúde de Dois Irmãos informa que vem trabalhando em várias frentes no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Uma das ações desenvolvidas pelos agentes de endemias são as visitas domiciliares para identificação e tratamento químico de focos do Aedes aegypti. Os agentes também realizam a pulverização de inseticida nos bairros conforme as quadras onde há maior incidência de casos confirmados de dengue.
– A combinação calor e água parada é perfeita para a reprodução do mosquito, e a melhor forma de combate à dengue é a eliminação de água parada. Como o ciclo do mosquito, do ovo ao adulto, demora de 3 até 10 dias, revisando o quintal duas vezes por semana, o que geralmente pode levar apenas 5 minutos cada inspeção, é possível eliminar ou controlar os possíveis criadouros com água, interrompendo o desenvolvimento do Aedes aegypti – alerta a Vigilância em Saúde.
De acordo com o painel da Secretaria Estadual da Saúde, Dois Irmãos tem até agora, em 2024, 67 casos de dengue confirmados, 32 inconclusivos 87 descartados. Ao todo, são 542 notificações e 356 suspeitas em investigação.
Campanha 10 minutos contra a dengue:
– Revise seu quintal 2x por semana, o que pode levar apenas 10 minutos;
– Elimine ou jateie as bromélias com um jato de água forte 2x por semana;
– Fure os vasos e elimine os pratinhos dos vasos;
– Coloque tela milimétrica em cisternas, bombonas e ralos que ficam com água;
– Mantenha a piscina clorada e limpa;
– Mantenha a calha limpa;
– Cuidado com o lixo, entulhos e pneus;
– Usar repelente contra insetos.