(Foto: Divulgação / Câmara)
Na sessão de segunda-feira (29), na Câmara de Vereadores de Dois Irmãos, o presidente Ederson Bueno (MDB) lamentou o atraso nos repasses de recursos de emendas parlamentares por parte do governo federal.
– As emendas federais não estão sendo pagas nesse governo; o dinheiro está parado no Ministério das Cidades. A gente tem obras como no bairro da Cascata São Miguel, que é um bairro que precisa de atenção: foi feita a pavimentação da Rua Inglaterra e da Rua Itália, e estava programada a pavimentação com recurso federal de emenda da Rua Paris e da Rua França, e elas não foram feitas até o momento. A Rua Minas Gerais, no bairro São João, também tem restos a pagar de uma emenda que trouxemos através do deputado federal Giovani Feltes – essa emenda é lá de junho de 2021. Essa demora é preocupante; já estava andando muito devagar, e agora não está andando mais – afirmou.
Ele pediu a ajuda do colegas na cobrança:
– Já fiz contato com alguns deputados federais, sem sucesso até o momento. Peço que os colegas também façam contato com os deputados de sua confiança, para que a gente possa fazer pressão para que o Ministério das Cidades comece a pagar os recursos que o município tanto precisa para concluir obras importantes.
Elony Nyland (MDB) criticou a postura do atual governo federal.
– Diversas emendas não estão chegando... Tem duas emendas do PP, num valor bem significativo, que também não estão chegando: na Rua Pedro Enzweiler (bairro Travessão), para colocar bloquetos, e na Rua Princesa Isabel (Loteamento Bonamigo). Esse governo do Partido dos Trabalhadores não está liberando nada para Dois Irmãos. Não sei se ele está segurando para aprovar algum projeto polêmico, mas não deveria, porque isso são emendas garantidas em Lei. O que está acontecendo com esse governo: não está liberando devido a partido ou realmente está administrando mal e está sem dinheiro? Esse governo está chegando no sexto mês e praticamente não fez nada... Aliás, fez bastante, sim: bastante burrice, com muitas falas mal colocadas, questionadas por muitos deputados e ministros do próprio partido – disparou o vereador.
Sheila da Silva (PT) cobrou a situação de um dos acessos na BR-116:
– Sobre esse assunto de emendas, quero aproveitar para dizer também que se olhe esse recurso que deveria ter vindo para a obra de acesso do Bela Vista e do Portal da Serra, que foi prometida para 2021 e que ainda não aconteceu – comentou.
Nas suas considerações finais, o presidente Ederson voltou ao tema:
– Sobre a emenda do Bela Vista, ela era parte de uma obra maior, que contemplava quatro pontos do município de Dois Irmãos, a exemplo da Colônia Japonesa, onde foi finalizada; agora, está sendo feita no Travessão e depois ainda teremos mais dois pontos. A gente esbarra na mesma questão: parte da emenda foi paga e ainda falta uma parte a pagar – concluiu.
*
Mais de 300 inscritos no concurso público da Câmara
O presidente Ederson Bueno (MDB) informou que o concurso público da Câmara de Vereadores de Dois Irmãos, para o cargo de assistente administrativo, teve 328 inscritos que pagaram a inscrição e estão aptos a fazê-lo. A prova será aplicada no dia 11 de junho (domingo), na escola estadual Affonso Wolf.