Abicalçados saúda lançamento da Frente Parlamentar Brasil Competitivo

01/07/2021
Fonte: Abicalçados

Fonte: Abicalçados

Com o objetivo de criar um canal de comunicação efetivo com o Poder Público federal, o Movimento Brasil Competitivo (MBC), do qual a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) é parceira, lançou a Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo. O evento de lançamento ocorreu nesta quarta-feira (30).

A Frente reúne 202 parlamentares federais, entre deputados e senadores, e tem como premissa criar um canal direto de comunicação de pleitos da indústria junto ao Poder Público para que possam ser sanados os gargalos que somam no Brasil um dos custos produtivos mais elevados do mundo. O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, que participou do lançamento de forma digital, ressalta que a iniciativa irá somar esforços à Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista, existente desde 2019 e que leva pleitos específicos da atividade para o Congresso Nacional.

Ferreira reforça que estudo revelado recentemente pelo MBC aponta que o Custo Brasil, que engloba carga tributária, problemas de infraestrutura e encargos com mão de obra, é R$ 1,5 trilhão superior à média dos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Econômico (OCDE).

– Hoje, 22% do PIB brasileiro é Custo Brasil. Não temos como competir de forma igualitária com nossos principais concorrentes. É urgente que se mude esse cenário, sob risco de um desaparecimento da indústria de transformação, já combalida por uma pandemia sem precedentes históricos – avalia Ferreira.

O dirigente da Abicalçados destaca que, embora exista uma crescente conscientização da classe política acerca da importância da indústria para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, é preciso colocar em prática ferramentas que garantam a sobrevivência e a competitividade da atividade.

– A indústria de transformação brasileira, que já foi a 8ª do planeta e hoje figura na 16ª posição, diminuiu 1,6%, em média, na última década. Precisamos voltar a crescer, gerar desenvolvimento, emprego e renda para a sociedade brasileira – pontua o executivo. 

 

SAIBA MAIS

A Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo é presidida pelo deputado federal Alexis Fonteyne (Novo/SP) e levará para o Congresso Nacional pleitos elencados pelo MBC, que possui grupos temáticos para debater questões dos âmbitos Tributário, Trabalhista, de Infraestrutura, de Crédito e de Inovação.

A coordenadora do Jurídico da Abicalçados, Suély Mühl faz parte do grupo temático Trabalhista e recentemente realizou uma apresentação sobre os pleitos do setor, destacando necessidades de revisões nas excessivas Normas Regulamentadoras (NRs), nas cotas PCD e menor aprendiz na indústria e aplicação do programa Emprega Mais, que visa profissionalização de jovens por meio de cursos técnicos em todo o Brasil.


› Compartilhe

COLUNAS

Maid e Masculinidade

Maid e Masculinidade

Pitter Ellwanger   19/11/2021

Playlist #22

Playlist #22

Pitter Ellwanger   19/11/2021

FOTOS DO DIA

A cidade cresce e a paisagem muda (Foto: Octacílio Freitas Dias)

  • Assinatura digital

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2021, Todos os direitos reservados Agência Vela